MOMENTO SAÚDE - Sedentarismo mata tanto quanto cigarro, diz estudo

Um estudo divulgado a poucos dias do início das Olimpíadas diz que a falta de exercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo.

A pesquisa, publicada na revista médica Lancet, estima que um terço dos adultos não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

A inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon, diz o estudo.

Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma pandemia [grifo nosso: pandemia é uma determinada doença que acomete um continente ou o mundo inteiro].

Eles afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.

Segundo a equipe de 33 pesquisadores vindos de centros de vários países diferentes, os governos deveriam desenvolver formas de tornar a atividade física mais conveniente, acessível e segura.

É recomendado que adultos façam 150 minutos de exercícios moderados, como caminhadas, ciclismo e jardinagem, toda a semana.

MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/07/120718_sedentarismo_mata_as.shtml 

    *********************************************************
NOTA DO AUTOR DO BLOG: Já que sou um profissional da área de saúde há mais de 30 anos, pertencente aos quadros da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará-SESA/CE, com graduação na Faculdade de Enfermagem e especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e Enfermagem Obstétrica, sinto-me no dever de alertar aos nossos milhares de internautas, os riscos que as doenças acarretam à saúde e, bem como, trazendo várias dicas quanto à melhoria da nossa saúde e da qualidade de vida. Por isso, estou estreiando mais uma série de informações denominada de "MOMENTO SAÚDE". 

Um comentário:

  1. Muito boa esta sua iniciativa. Você está de parabens. Só falta o nosso Prefeito implantar equipamentos em área publica para os idosos e crianças. A sociedade agradeceria.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.