Sanfoneiro Chico Martins, natural da localidade de Anil, município de Cariré, é destaque em site nacional sobre música nordestina

O site "Forró em Vinil" (http://www.forroemvinil.com/), que divulga a nível nacional a autêntica música nordestina, focalizou em matéria especial, a biografia e o CD "Menina Princesa" que foi gravado pelo "Sanfoneiro do Povo", Francisco Martins Melo, mais conhecido por "Chico Martins", ele que nasceu na localidade de Anil, município de Cariré:
FOTO:REPRODUÇÃO
 Capa do CD de Chico Martins, o "Sanfoneiro do Povo"

"Francisco Martins Melo nasceu em 20 de dezembro de 1946, na localidade de Anil, no sertão do município de Cariré-Ceará, sendo filho do agricultor Joaquim Martins Leitão e de Maria Rodrigues Melo. Quando era criança já tinha a música como a coisa mais importante em sua vida. Seus tios eram tocadores de 8 baixos. Chico Martins era muito pobre e não podia comprar uma sanfona.Em 1964 partiu para o Rio de Janeiro. Chegando lá foi trabalhar na construção civil. Com o que ganhava conseguiu comprar a primeira sanfona e foi aprender por sua conta. Em 1965, encontrou-se com o sanfoneiro Expedito Brabo, o qual lhe deu umas instruções sobre as notas musicais. Passou a treinar sozinho e começou a tocar em 1968, voltando, então, para sua terra natal, no interior do Ceará.

Chico Martins, já residindo em Groaíras, casado e com família estabelecida naquela cidade do sertão do Ceará, teve o privilégio de tocar com Trio Nordestino, no Tremendão Sport Club.O sanfoneiro e cantor Lindú estava doente e foi então substituído pelo também sanfoneiro e cantor Genário. Chico Martins teve ainda o prazer de acompanhar o Trio Seridó, já em Brasília, a passeio, além de outros artistas nordestinos. O timbre vocal de Chico Martins tem uma incrível semelhança com a voz de Lindú, ex-sanfoneiro e cantor do Trio Nordestino.

Francisco Martins continua apaixonado pela sanfona e pela nossa cultura popular nordestina. Ele acha que temos que preservar a nossa cultura, para que as futurasgerações possam usufruir das belezas que a nossa música e o nosso folclore oferecem". 

FOTO:REPRODUÇÃO
Contra-capa do CD de Chico Martins, o "Sanfoneiro do Povo"

Para baixar o CD de Chico Martins, clique neste link:


Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.