Santa Casa de Sobral comemora transplantes de córneas

Pacientes de toda a região Norte, além de Juazeiro e Cariri, são atendidos na unidade, fundada em 1925

Hoje, 17 pacientes esperam por transplante de córnea no hospital, que desenvolve pesquisa para avaliar a satisfação dos pacientes após cirurgia FOTO: WILSON GOMES

Sobral. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral completa, hoje, o aniversário de um ano de seu primeiro transplante de córnea, e tem muitos motivos para comemorar. Nesse período, já foram feitos 18 transplantes deste órgão. O primeiro procedimento foi realizado em um morador de Forquilha, em caráter de urgência, por conta de uma grave infecção ocular. Na época, o paciente tinha 57 anos e foi o primeiro transplantado da região Norte do Estado do Ceará.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do hospital, a Santa Casa dispõe de uma Organização de Procura de Órgãos (Opos), por meio do Ministério da Saúde, que são equipes médicas responsáveis pela vigilância dos casos de morte encefálica nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) dos hospitais.

Desde 2009, 65 doações já foram efetivadas por familiares de pacientes na Santa Casa. "Do início das atividades, em maio de 2009, até 30 de agosto de 2010, a Santa Casa já obteve 63 doações efetivas. Destas, 22 doações de múltiplos órgãos", explica o coordenador da equipe de captação e transplante, o oftalmologista Ribamar Fernandes.
Demanda
O gestor explica que a Santa Casa de Sobral atende pacientes de toda a região Norte, além de pessoas de Juazeiro do Norte e da região do Cariri. Segundo Ribamar Fernandes, para entrar na fila para o transplante, o paciente passa por uma avaliação médica e, posteriormente, se cadastrar no Sistema Nacional de Transplantes, exceto quando o caso é de urgência.

O oftalmologista informa que, depois de captadas no Município de Sobral, todas as córneas são enviadas para o Banco de Olhos de Fortaleza, porém, a expectativa é de isso mude em um curto prazo. "Atualmente, temos uma demanda para a criação do Banco de Olhos de Sobral, algo que é extremamente necessário", afirma.

Segundo Ribamar Fernandes, único médico na região Norte que realiza transplante de córnea, a equipe da Santa Casa passa por um treinamento no Banco de Olhos de Fortaleza.

Para essa semana, já temos dois novos transplantes marcados", comemora, dizendo que, nesses 12 meses, só foram registrados dois casos com indícios de rejeição, mas o problema foi resolvido com medicamentos.

"Atualmente, existem 17 pacientes inscritos no serviço a espera da cirurgia. Além disso, está sendo desenvolvida uma pesquisa qualitativa no sentido de avaliar a satisfação e os reais benefícios que os pacientes submetidos à cirurgia sentiram após o transplante", destaca Ribamar Fernandes.

Para ser um doador de córneas da Santa Casa de Sobral, o interessado precisa ter entre dois e 65 anos de idade. O globo ocular pode ser doado em situação de morte encefálica, onde o cérebro para de funcionar, mas o coração ainda bate com ajuda de aparelhos. O procedimento pode ser realizado, ainda seis horas após o coração parar.

Histórico
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral foi fundada em 1925. É um Hospital de Ensino de caráter regional com 90% de sua área instalada a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser a instituição hospitalar de referência para toda a região Norte do Estado do Ceará, que conta com uma população de, aproximadamente, 1,6 milhões de habitantes.

Conforme dados da Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Sobral, no início de 2009, o hospital reorganizou o processo de doação de órgãos e tecidos para transplante, com o intuito de beneficiar diversos pacientes que estão na fila de espera.

Incentivo
A partir desse planejamento, o processo de doação incrementou uma nova possibilidade de terapia, incentivando as doações e transplantes em toda a região Norte do Ceará.

Um dos principais objetivos da instituição médica é vencer a atual desproporção entre o número de pacientes em lista e o número de transplantes, sendo o processo de doação uma etapa essencial.

No início deste ano, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral promoveu o Primeiro Fórum Sobre Doação de Órgãos e Tecidos, evento inserido na comemoração da XIII Campanha Nacional de Doação de Órgãos.

No que diz respeito ao incentivo à doação de órgão no Estado do Ceará, vale destacar a campanha Doe de Coração, realizada pela Fundação Edson Queiroz desde 2003. A iniciativa, reconhecida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), sensibiliza milhares de pessoas, aumentando o número de doadores efetivos, diminuindo o tempo de espera nas filas de transplantes e devolvendo esperança às pessoas que esperam por um órgão.

Mais informações: Santa Casa de Misericórdia do Município de Sobral - Rua Antônio Crisóstomo de Melo, 919, Centro - Sobral/CE - Telefone: (88) 3677.1930 - Site: www.stacasa.com.br

ColaboradoraJÉSSYCA MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.