Convênio para Planos de Saneamento é ampliado para mais 46 municípios. Cariré está na relação.

FOTO:ARQUIVO DO BLOG CARIRÉ EM REVISTA

Convênio para Planos de Saneamento é ampliado para mais 46 municípios

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, firmou em janeiro, um novo convênio para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento que deve beneficiar mais 46 municípios, junto à Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). O acordo trata do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e prevê a elaboração de diagnóstico, diretrizes e ações específicas para cada cidade contemplada.

O convênio, destinado à municípios de até 20 mil habitantes, envolve recursos da ordem de R$ 25 mil, divididos igualitariamente entre o Governo do Estado do Ceará e as prefeituras participantes. Do total de municípios esperados, 32 já assinaram a parceria.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) participam dando suporte logístico e técnico.
Todos os documentos do Plano Municipal de Saneamento Básico estão disponíveis na página da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). www.aprece.org.br.

Confira as cidades que já aderiram ao PMSB nesta etapa:

Alcântaras
Apuiarés
Ararendá
Baixio
Capistrano
Cariré
Carnaubal
Choró
Chorozinho
Fortim
Groaíras
Guaramiranga
Iracema
Itaiçaba
Itapiúna
Jati
Miraíma
Moraújo
Pacoti
Pacujá
Palmácia
Penaforte
Potengi
Reriutaba
Salitre
Tejuçuoca
Tururu
Umirim
Uruburetama
Uruoca
Varjota

01.02.2012

Assessoria de Imprensa da Cagece

Sabrina Lemos ( sabrina.lemos@cagece.com.br / 85 3101.1826 - 8878.8932)

FONTE: SITE DO GOVERNO DO ESTADO CEARÁ (http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/5141-convenio-para-planos-de-saneamento-e-ampliado-para-mais-46-municipios-).

Diretores de escolas municipais e mobilizadores dos Eixos de Participação Social do Selo Unicef planejaram ações para o ano de 2012

FOTOS: CORTESIA DE MIRNA MORAES DE AGUIAR


Esteve sendo realizada no último dia 31 de janeiro, na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré, mais uma reunião com diretores das escolas municipais e mobilizadores dos Eixos de Participação Social do Selo Unicef 2009-2012, com o objetivo de planejar ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2012. A abertura da referida reunião foi realizada pela primeira dama e secretária municipal da STDS, Virgina Souza Aguiar.

Durante o encontro foram debatidos os seguintes temas de Participação Social: 1. Educação para a convivência com o semiárido, pelas escolas da rede municipal de ensino, Francisco Hermínio Ponte da sede, Tenente Avelino Gomes, da localidade de Anil e a Monsenhor Cândido de Melo, da localidade de Alto Feliz; 2. Cultura e identidade: comunicação para igualdade étnico-racial, pelas escolas da rede municipal de ensino, Cefisa Aguiar, da sede, Filinto Aguiar, da localidade de Arariús e a Lucas Rodrigues de Brito, da localidade de Alto dos Honório.

Participam da reunião os mobilizadores dos Eixos de Participação Social, Marcelo Araújo Alves e Flavio Braga Martins. Diretores de escolas municipais presentes: Ana Sara Aguiar, Adriana Freitas Araujo, Almirene Braga Freire, Antonia Solange Araújo Teles, Carla Régia Araújo Gomes. A diretora Maria Tatiane Alves foi representada pelo coordenador Pedro Azevedo Farias.
Destacamos a presença da representante da Secretaria da Educação de Cariré, Águida Silveira.

AUTORA DA PAUTA:
Mirna Moraes de Aguiar - articuladora local do Selo Unicef 2009-2012







FOTO:CORTESIA MIRNA MORAES

Indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas foram debatidos pela Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF - Edição 2009/2012

FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES


Na última segunda-feira, dia 30 de janeiro, na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré foi realizada a primeira reunião de 2012 da Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF, Edição 2009-2012, quando a abertura foi promovida pela primeira dama e secretária da STDS, Virgina Souza Aguiar. Durante a agenda foram trabalhados os Indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, de acordo com o Relatório de Meio Período disponibilizado pelo Escritório do Selo UNICEF.

Na ocasião a articuladora do Selo Unicef 2009-2012, Mirna Moraes de Aguiar, divulgou aos membros da mencionada Comissão, a realização do II Fórum Comunitário, que deverá acontecer entre maio ou junho de 2012.

Na oportunidade também foi abordado a cerca implantação do Núcleo de Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA), no Município de Cariré, quando foram estabelecidos alguns critérios para seleção dos participantes do Núcleo.

Em seguida os mobilizadores dos Eixos de Participação Social fizeram explanação de todas as ações que foram desenvolvidas durante o ano de 2011, em prol das crianças e adolescentes das escolas municipais e da comunidade, bem como traçaram metas para este ano de 2012. Vale ressaltar que esses Eixos serão avaliados até o mês de abril do ano corrente.

Com relação ao Plano de Ação Municipal, o mesmo estará sendo debatido na próxima reunião da Comissão, por todo corrente mês de fevereiro.

AUTORA DA PAUTA:
Mirna Moraes de Aguiar - articuladora local do Selo UNICEF 2009-2012







FOTO: ARQUIVO DO BLOG