Comitiva do Projeto Rei do Baião, da Escola Domingos Ribeiro de Paiva, de Almas/Cariré, visitou o Museu do Gonzagão, em Exu/Pernambuco

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Escola Domingos Ribeiro de Paiva - Almas/Cariré

Dia 27 de setembro, nós professores, alunos, pais de alunos e eu (diretor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Domingos Ribeiro de Paiva, de Almas), fomos a Exú, em Pernambuco, visitar o Museu do Gonzagão, como parte do Projeto "Rei do Baião": Cultura nordestina que foi trabalhada nos meses de agosto e setembro, como forma de recuperar a cultura, através da obra de Luiz Gonzaga, com suas musicas e sua história de nordestino apaixonado pelo sertão. Na ocasião visitamos o museu onde encontravam toda sua vida artística e  que não podemos tirar nenhuma foto, pois nos foi explicado que as pessoas que tiravam as fotos vendiam e assim ganhavam dinheiro sem a permissão dos dirigentes do parque. Visitamos, também,  a casa onde Luiz viveu os seus últimos dias de vida. Vimos uma réplica da casa onde ele nasceu, a casa de Januário, pai de Luiz. 

Dentro do parque também se encontra o mausoléu onde foi sepultado o "Rei do Baião", e ao final podemos tirar fotos com gibão e uma sanfona de Luiz Gonzaga. As pessoas que nos receberam no parque foram muito hospitaleiras. Após a visita fomos à lojinha de artigos e, logo depois, levamos nossos alunos para um banho de piscina em um clube, atrás do museu, onde nos serviram um delicioso almoço.

Quando vínhamos embora, notamos que tudo na cidade de Exu gira em torno do "Rei do Baião", seu filho mais ilustre. A visita também serviu para mostramos aos nossos alunos, o quanto o nosso Ceará é rico, já que na volta passamos por varias cidades.

Quero agradecer o apoio incondicional da secretária da Educação, Virgina Souza Aguiar, que acreditou na execução do projeto e nos deu seu apoio. Agradeço, também, as pessoas que patrocinaram as blusas que presenteamos nossos alunos, para usarem por ocasião da visita ao Museu do Gonzagão.

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Escola Domingos Ribeiro de Paiva - Almas/Cariré

Nas fotos acima, vemos a comitiva do Projeto Rei do Baião, da Escola Domingos Ribeiro de Paiva, de Almas/Cariré. à frente o diretor Francisco Diego Silva de Sousa; na foto maior, uma aluna com a sanfona do "Rei do Baião".



AUTOR DA PAUTA:
Francisco Diego Silva de Sousa - diretor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Domingos Ribeiro de Paiva, de Almas/Cariré.




FOTO:REPRODUÇÃO