Em pauta bem movimentada, o Conselho Municipal de Educação (CME) aprovou o calendário escolar do ano letivo de 2014 e comemorou o credenciamento de 15 escolas da rede municipal de ensino de Cariré/CE


No último dia 27 de novembro/2013, às 15:00 horas, aconteceu mais uma reunião mensal do Conselho Municipal de Educação (CME), na sede da Secretaria da Educação de Cariré. A pauta do encontro constou de abertura por parte da presidente do CME, Michelle Orlando Ferreira. Logo em seguida, o secretário executivo da Secretaria Municipal da Educação, Francisco Douglas Farias, levou ao conhecimento dos conselheiros presentes, várias informações sobre as ações realizadas por aquela Secretaria, destacando-se a apresentação do calendário escolar do ano letivo de 2014, o qual foi lido e aprovado por todos.


Em sequência houve leitura oficial da relação de nomes das 15 escolas da rede municipal de ensino que tiveram suas resoluções aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará. Por sua vez, outras sete escolas municipais continuam aguardando suas aprovações de credenciamento por todo o primeiro semestre de 2014, por parte do referido Conselho. Vale salientar que Cariré conta com um total de 22 escolas na rede pública municipal. 

Na ocasião, declarou ainda o secretário executivo Douglas Farias afirmou que toda a equipe técnica comandada pela dinâmica secretária municipal da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, estava comemorando o feito, pois há mais de 10 anos que nenhuma escola pública da rede municipal de ensino era credenciada. Além disso, as escolas que foram aprovadas e reconhecidas poderão emitir históricos escolares e certificados, usando a Resolução 444/2013 do Conselho Estadual de Educação do Ceará.


O secretário executivo da Secretaria Municipal da Educação de Cariré, Francisco Douglas Farias  (na foto acima), representando na reunião a primeira dama e secretaria da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, propôs aos conselheiros transformar o Conselho Municipal de Educação (CME) em Conselho Normativo. Atualmente, o CME funciona em caráter resolutivo. Segundo Douglas Farias, "passando a ser normativo, o mesmo poderá fazer a aprovação e o credenciamento das escolas da rede municipal de ensino, sem precisar recorrer ao Conselho Estadual de Educação do Ceará. 


Estiveram presentes à reunião mensal de novembro/2013, os conselheiros representativos dos seguintes órgãos públicos e sociedade civil: Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde, de Diretores de Escolas Públicas Estaduais e Municipais, Representantes de Pais de Alunos, Representantes de Alunos, Representantes da Câmara Municipal de Vereadores, da APAE-Cariré e de Associações Comunitárias.

Yamaha Beza Motos é a ganhadora da licitação pública para compra de motos que serão doadas aos agentes comunitários de saúde do município de Cariré/CE



Chama-se Yamaha Beza Motos de Iguatu/CE a empresa ganhadora da licitação pública que oficializará a compra de motos que serão ofertadas pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde, a todos os agentes comunitários de saúde do município de Cariré/CE. O valor estimado na aquisição das motos é de R$ 234.325,00. 

Esse anúncio foi feito no último dia 22 de novembro, na sala do Controle Interno da Prefeitura Municipal de Cariré, quando estiveram presentes vários agentes comunitários de saúde - à frente a vice-presidente da Associação de Agentes de Saúde de Cariré, Maria Sílvia Moreira Rufino, o presidente da Comissão de Licitação do Município de Cariré, Delano Leite Cruz, a secretária municipal da Saúde de Cariré, Rita Luíza Braga Honorato - representando o prefeito Antônio Martins,  além dos representantes da Yamaha Beza Motos, Jefter Bezaliel - que esteve representando o seu genitor Bezaliel Batista, proprietário -  e Kelly Menezes, secretária da empresa. 

 
Na presença da comitiva de agentes comunitários de saúde presentes ao evento, Jefter Bezaliel enumerou as vantagens que os mesmos irão usufruir com a aquisição das motos marca Yamaha: 1) Capacete de brinde; 2) Motor da motocicleta faz 45km/hora com um litro de combustível; 3) Troca de óleo a cada 3.000km; 4) Garantia de 1 ano e 6 meses, sem limite de quilometragem; 5) Duas revisões gratuitas, que serão realizadas pelos mecânicos da Yamaha Beza Motos, na cidade de Cariré. 
 
Afirmou ainda o representante da Yamaha Beza Motos, Jefter Bezaliel, que "o município de Cariré está inovando na parte de investimentos, o que promoverá o incremento do progresso socioeconômico. Está de parabéns a classe trabalhadora dos agentes de saúde, que não arcará com nenhuma despesa para ter as modernas motos Yamaha em seus trabalhos diários".
 

Por sua vez, o presidente da Comissão de Licitação do Município de Cariré/CE, Delano Leite Cruz, "pelo que tenho conhecimento, a Prefeitura Municipal de Cariré é a primeira que adere a um projeto desse porte, incluindo todo o Estado do Ceará. Está de parabéns o prefeito Antônio Rufino Martins, por essa iniciativa pioneira tomada em prol da classe trabalhadora dos agentes comunitários de saúde".