Secretaria da Educação de Cariré realizou o primeiro encontro do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2014

Mesa de honra do cerimonial (Clicar na foto para ampliar)
A Secretaria da Educação do município de Cariré realizou no último dia 07 de julho, na Escola Profissionalizante Guiomar Belchior Aguiar, o primeiro encontro do PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) - 2014. Pois o Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Iniciaremos o Ano 2 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Sendo que a principal diferença do programa em 2014 refere-se aos conteúdos que serão trabalhados durante a formação, cuja ênfase será na Alfabetização em Matemática, associado ao reforço de conceitos visto no Ano 1, relativos à Língua Portuguesa. A formação com os professores alfabetizadores contempla atividades de estudo, planejamento e socialização da prática.

(Clicar na galeria para ampliar as fotos)
Estiveram presente neste encontro Professores Alfabetizador das turmas do Ano 01, Ano 02 e Ano 03, Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Secretários e Vereadores. O programa vai apoiar as escolas públicas em diferentes necessidades de aprendizagem e dando oportunidades de igualdade para todos. Como formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais. Com a carga horária de 160 horas, objetivando e aprofundando os temas já trabalhados em 2013, dando ênfase na matemática.

Por ocasião do encontro, a secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, proferiu um importante pronunciamento (Clicar na foto para ampliar)
Equipe técnica do PNAIC 2014, da esquerda à direita: Tébia Larisse Ferreira, José Maria Rocha, Eloíza Ferreira de Aguiar, Francisco de Assis Pereira (Clicar na foto para ampliar)
Esse Programa funciona dentro da secretaria da Educação com o grande apoio do Sr. Prefeito Municipal Antônio Rufino Martins e da Secretária da Educação e Primeira Dama do Município Virgina Souza Aguiar que sempre esteve presente em nossas ações desenvolvidas com os professores e dentro das escolas. Toda a equipe da secretaria conscientizados com maestria da secretária que valorizou e contribuiu dentro de suas limitações para o bom andamento das ações propostas pelo PNAIC, a gestão não mediu esforços na prestação de serviços e investimentos, deu toda a condição e motivou a equipe envolvida, a secretária se fez presente nos momentos corriqueiros e solenes, foi além do que havia se comprometido no acordo e com tudo melhorou a proposta. Diante disto sentimos bem assessorada com o apoio e a dedicação aos nossos professores e alunos da rede pública e também contamos com a Coordenadora Local do PNAIC Eloíza Ferreira de Aguiar e os orientadores de estudos José Maria Rocha que irá conduzir as turmas do Ano 01, Francisco de Assis Pereira do Ano -02 e Tébia Larisse Ferreira do Ano -03. Essa formação é conduzida pela orientadora de estudos citados que irão acompanhar esses professores alfabetizadores. 

(Clicar nas fotos para ampliar)

A dedicação desses professores é o diferencial para o sucesso desse programa do Governo Federal, pois abrem mão do seu tempo livre para trabalhar em benefício dos alunos, melhorando a qualidade do ensino e aprendizagem. Os estudos com os alfabetizadores têm contribuído de maneira significativa em sua prática em sala de aula, Pois os encontros presenciais proporcionam a oportunidade de troca de experiências. Os benefícios dessa formação já têm contribuído de maneira significativa na sala de aula, as crianças aprendem de forma prazerosa, desenvolvendo a criatividade e despertando o gosto pela leitura e agora também pela matemática.

É necessário olhar com carinho a educação no município. Não se constrói nenhuma ferramenta de trabalho sem investir na educação. Essa ação firma o compromisso do município de garantir a qualidade da educação oferecida às nossas crianças através da capacitação dos professores e do investimento em cursos e formação continuada.

AUTORA DO TEXTO:
 Eloíza Ferreira de Aguiar - Coordenadora local do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)









(Foto cedida gentilmente pela autora da matéria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.