Hoje (21/10) é dia de reverenciar o 120º aniversário de nascimento de Raimundo Elísio Frota Aguiar, Herói da Emancipação Política de Cariré-CE...

Raimundo Elísio Frota Aguiar - deputado estadual da 13ª legislatura 1951-1954 e herói da emancipação política de Cariré-CE.
Nasceu na localidade de Palma, atual Coreaú, a 21.10.1894. Filho de Francisco Felinto Frota Aguiar e Rosa Frota Aguiar. Faleceu em Fortaleza a 31.05.1990.
 
Comerciante. Até os seis anos de idade residiu em sua cidade natal, passando depois, juntamente com seus pais e irmãos, para o município de Massapê, onde realizou seus primeiros estudos e exerceu atividades comerciais.

Anos mais tarde migrou para a Amazônia, a fim de tentar a sorte no ciclo da borracha. Permaneceu sete anos, extraindo seringa para vender aos grandes seringalistas da região. Chegou a gerente do seringal Boa Vista, no rio Paraná do Ouro.

Retornou ao Ceará em outubro de 1918, estabelecendo-se comercialmente em Cariré. Foi nomeado Subdelegado de Polícia, função da qual pediu exoneração dentro de pouco tempo, ao constatar a incompatibilidade do posto com a sua condição de comerciante. Ato contínuo o então Prefeito de Sobral nomeou-o Procurador da Prefeitura, credenciado junto a Cariré, cargo que correspondia ao de Subprefeito. Não aceitou também esta missão, haja vista que uma das principais tarefas do cargo seria a de cobrar impostos.

Eleito Vereador pelo município de Sobral. Meses depois, o Dr. Manoel Moreira da Rocha fez acordo com o então Governador do Estado, Dr. Moreirinha, no qual dois vereadores teriam que renunciar para dar vez aos dois primeiros suplentes. Convidado a renunciar, para concretização do pacto, prontificou-se a abdicar do referido mandato, numa prova patente de sua disciplina partidária.

Continue lendo...
 Foi um dos baluartes do movimento pró-criação e instalação do Município de Cariré, que recebeu violenta oposição. Com muita luta, o auxílio do deputado Correia Lima e da primeira-dama do Estado, D. Violeta Rodrigues, conseguiu que o projeto de criação do Município de Cariré fosse ao plenário da Assembléia Legislativa e aprovado, com o protesto da oposição. O município de Cariré foi, assim, formalmente instituído em 16.09.1929. Indicado por Raimundo Elísio Aguiar, foi conduzido ao cargo de primeiro Prefeito de Cariré o Sr. João Rodrigues dos Santos.

Com a Revolução de 1930, foi revogada a condição de Cariré como município, que voltou a ser dependência administrativa da cidade de Sobral. Somente em 1935, com a ascensão do Dr. Menezes Pimentel ao Governo do Estado, Elísio Aguiar conseguiu a elevação, novamente, de Cariré, à categoria de município. Neste ensejo, foi nomeado pelo Governador como Prefeito Interventor. Posteriormente, através de consagradora votação, foi eleito Prefeito municipal da nova cidade.

Foi eleito Deputado Estadual para a legislatura de 1951 a 1954. Suplente de 1955 a 1958, tendo assumido em várias ocasiões. Concorreu ao pleito para o quatriênio 1963 / 1966, não logrando eleger-se. Foi convocado na situação de suplente para assumir o mandato em vista da cassação, pela revolução de 1964, do Deputado Cândido Ribeiro Neto, tendo ocupado a 4ª Secretaria da Assembléia Legislativa em 1965.

Ocupou as funções de Diretor do Banco do Estado do Ceará, chegando, por várias vezes, em caráter eventual, à Presidência daquela instituição bancária.

Exerceu, também, o cargo de Conselheiro Fiscal do Seproce - Serviços de Processamento de Dados do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.