Prefeito Antônio Martins inaugurou hoje (18/11), o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Cariré-CE




Realizada hoje (18), nesta cidade, pela manhã, a solenidade de inauguração do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Cariré-CE, cujo evento contou com as presenças do prefeito Antônio Martins, da primeira dama Virgina Souza, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Doriedes Honório de Sousa e da secretária da Saúde, Rita Luiza Braga Honorato, dentre outras autoridades constituídas do município, além de profissionais da saúde e o povo em geral. 

O novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de município de Cariré está situado à Rua Manoel Honório de Brito, 825, e está localizado ao lado do Fórum Judiciário da Comarca local. O CAPS funcionará no imóvel que pertenceu à "Casa do Juiz" e foi cedido pela Promotoria de Justiça local à Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré.
 
A inauguração do CAPS marcará em Cariré uma nova fase no programa de atendimento a pacientes com transtornos mentais e problemas com alcoolismo e drogas.  A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa da Dra. Rita Luíza Braga Honorato. Com muito esforço e determinação, a administração do prefeito Antônio Martins/Elmo Aguiar conseguiu esta importante conquista na área da saúde que também terá impacto positivo na área social. O CAPS de Cariré já iniciará suas atividades com mais de 90 pacientes cadastrados.


Momento do "corte" da fita de inauguração: prefeito Antônio Martins e Rita Luiza Braga Honorato.

Objetivos

Vale salientar que o
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, incluindo as substâncias psicoativas (álcool e diversas outras drogas), tendo ainda como objrtivos diminuir o número de internações em hospitais psiquiátricos, promover ações de reinserção social e trabalhar a diminuição do estigma e preconceito em relação às pessoas com transtorno mental. Tem ainda como missão prestar assistência especializada de qualidade, e humanizada dos pacientes com transtornos mentais e também aos seus familiares.

Atividades


As atividades desenvolvidas no
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) terão a participação de uma equipe multidisciplinar, com atenção individualizada em consultas, visitas domiciliares e acolhimento, além da formação de grupos piscoterápico e familiar, com a oferta das seguintes Oficinas: Arte, Saúde, Cidadania, Temática.

Equipe

O
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é formado pela seguinte equipe multidisciplinar: auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, artesão, assistente social, enfermeira, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional.


Confira as dependências do CAPS de Cariré:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.