Cariré-CE está na lista dos 55 municípios brasileiros que aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Mais 55 municípios aderem ao Sisan

Mais 55 municípios de todo o país aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nesta quinta-feira (27), em Brasília. A adesão das prefeituras foi realizada durante o Seminário Nacional sobre o Sisan. A partir de agora, 89 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal fazem parte do sistema.

Na solenidade de abertura, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan Nacional), Arnoldo de Campos, ressaltou a saída do país do Mapa Mundial da Fome, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). “Estamos hoje no mapa dos países que são referência nas políticas de segurança alimentar e nutricional. Estamos mudando o retrato do Brasil no cenário mundial”, comemorou o secretário.

Para Campos, a adesão dos municípios ao Sisan reforça duas ações que ainda devem ser enfrentadas no Brasil e no mundo: garantir o acesso à alimentação, por meio da busca ativa ao número de famílias que ainda estão em insegurança alimentar, e promover a qualidade dos alimentos que são ingeridos pela população. “Estamos em uma nova fase, mas não teremos qualidade na nossa ação se os municípios não estiverem engajados”, disse.

O secretário destacou também a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, em premiação em Roma, organizada pela FAO, quando o governo brasileiro será condecorado por alcançar os Objetivos do Milênio – entre eles, reduzir a fome e a pobreza – antes do prazo estabelecido pela ONU. A cerimônia acontece neste domingo (30).

O Sisan tem por objetivo coordenar as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articular a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito à alimentação adequada. A partir da adesão, os estados e municípios podem formular e implementar suas políticas de forma mais integrada e promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação da situação de alimentação e nutrição local e ainda podem verificar o impacto dos programas federais na sua população.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.