Fazendo parte do "Projeto Valorizando a importância da presença indígena dentro da História do Ceará", a Escola Marieta Cals celebra o Dia do Índio (22/04)

ESCOLA MARIETA CALS CELEBRA O DIA DO ÍNDIO

A Escola Marieta Cals celebrou nesta quarta-feira (dia 22), a passagem do Dia do Índio. Um momento para refletirmos sobre a importância, a cultura e as tradições dos índios, reais "donos" do Brasil, bem como uma oportunidade para cultivarmos o respeito a este povo que, desde a época do "descobrimento" do Brasil, vem sendo dizimado.
O evento faz parte do projeto Valorizando a importância da presença indígena dentro da História do Ceará e é uma das atividades desenvolvidas pelo PIBID na escola, sob a supervisão do professor Edson Silveira, com os estudantes do curso de história das faculdades INTA, Fabíula, Fabiana, Rosalba, Igor e Joaquim.
Após as palavras de abertura da diretora Livramento Dias, a qual ressaltou a importância deste momento de reflexão, a estudante Patrícia Andrade (do 3º ano D) apresentou um monólogo em que fez uma recapitulação histórica de como o índio vem sendo tratado desde a chegada dos portugueses.
Dando continuidade, um grupo de estudantes entoaram uma canção indígena de agradecimento (em língua nativa), como forma de mostrar aos estudantes um pouco dos costumes deste povo.
Coroando o momento, uma dança indígena coreografa pela professora Cícera Géssica, foi apresenta pelos alunos Paulo Henrique (2º B), Cristiane (1º E), Jaqueline (2º D), Patrícia (3º D), Rosário (3º D), Jeysse (1º E), Érica (1º E), Breno (1º E) e Julyane (2º D).
Durante todo o evento, vários utilitários indígenas do Museu Euclides Rufino foram expostos, a quem a escola agradece, em nome da senhora Socorro Morais, pelo empréstimo de tais peças.
A escola também agradece ao Diretor de Cultura do município de Cariré, Marcelo Alves, pelo empréstimo das vestimentas utilizadas no evento.
Isto é a Escola Marieta Cals. Um espaço em que o conhecimento e os valores éticos e morais são repassados aos estudantes de múltiplas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.