Escola de Ensino Médio Marieta Cals realiza intensa atividade durante a 13ª Semana de Museus


O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promoveu entre os dias 18 e 22 de maio, em todo o Brasil, a Semana Nacional dos Museus, evento que envolve milhares de museus por todo o país em torno de um tema, que esse ano foi: “Museus para uma Sociedade Sustentável”.
A Escola Dona Marieta Cals, é claro, não poderia ficar de fora! Afinal, em nossa escola não nos atemos apenas ao conhecimento livresco, tradicionalista, nos voltamos também para a valorização do patrimônio histórico e cultural, essencial para uma verdadeira integração dos estudantes à sociedade de forma consciente, responsável e cidadã.
De tal forma, realizamos sob a tutela do Professor Edson Silveira, supervisor do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de História, duas ações de educação patrimonial.
Na quarta-feira (20), os estudantes foram levados até Sobral, à Casa do Capitão-Mor, onde fizeram um tour histórico pela cidade, das margens do Rio Acaraú, até o corredor histórico, passando por importantes pontos históricos e culturais sobralenses. Certamente, o aprendizado adquirido nessa aula será de grande valor para todos os participantes, e especialmente para os vestibulandos que concorrerão a vagas na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), uma vez que questões sobre História Local são cobradas no exame do processo seletivo.
A Semana Nacional dos Museus não parou por aí. Nesta sexta-feira (22), o último dia do grande evento, foi a vez de visitar o Museu Euclides Rufino, de Cariré. Peças selecionadas pelos estudantes de História do INTA (bolsistas do PIBID), juntamente da Sra. Socorro Moraes, foram dispostas pelo auditório da Fábrica de Cultura, o que proporcionou contato direto por parte dos jovens, notoriamente fascinados com os objetos. 
Uma belíssima homenagem ao fundador Sr. Euclides Rufino, e sua viúva, Sra. Socorro Moraes foi preparada pela equipe do PIBID e os estudantes EMC, com uma belíssima peça que enfocou o grande legado deixado pelo Sr. Euclides Rufino, e o desafio da Sra. Socorro Moraes de preservá-lo.
A narrativa, lida pela jovem Paola (3º B), resgatou ainda a memória do município de Cariré, desde sua origem como agrupamento humano, até seu desenvolvimento impulsionado pela Estação Ferroviária, que culminou com a sua emancipação. Tipos populares da história local, corriqueiramente esquecidos pela História Oficial, foram retratados, como: doceira, rendeira, vaqueiro, maquinistas. Personagens que normalmente são negligenciados na Memória Oficial em detrimento de pessoas ilustres, como políticos e homens de negócios, ainda que todos sejam sujeitos históricos de relevância.
Ações como essas, comuns na Escola Dona Marieta Cals, é que fazem a diferença na formação humana do indivíduo, por isso todos nos orgulhamos de Sermos Marieta Cals!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.