Com Rio Acaraú totalmente seco, produtores rurais de Cariré temem perder toda a safra de bananas; agora só resta uma única solução: a escavação de poços no leito do rio, com ajuda dos governos do estado e federal

Passando pela região de Tapuio, Flores e Coco, observamos que o leito do Rio Acaraú está totalmente seco, com pouca corrente d'água, fenômeno esse que há mais de 50 anos não se via por essa região. A realidade é preocupante... Muitos produtores de banana temem perder tudo o que já foi plantado. Só mesmo com ajuda do governo federal e estadual é que poderão sair dessa crise, caso sejam escavados poços no leito do Rio Acaraú. Por enquanto, essa é a única solução, segundo a opinião dos mesmos.

Açude Araras com apenas 8.85% de volume d'água armazenado...
Enquanto isso, também é preocupante o atual volume d'água armazenado pelo Açude Araras: apenas 8.85%, até o dia de ontem (02/07), conforme colhemos no Site http://www.hidro.ce.gov.br/.
Estivemos em contato com o Sr.Jairo Lopes, o maior produtor de bananas da região do Vale do Acaraú, no município de Cariré, o qual tem extensos plantios na fazenda Retiro e adjacências. Ele nos informou que "após o DNOCS ter autorizado o fechamento das comportas do Açude Araras, a situação para nós, produtores rurais, está das mais piores que se possa imaginar. Mas, tenho fé no prefeito Antônio Martins, que prometeu me ajudar na medida do possível, na escavação de poços no leito do Rio Acaraú, para que eu tenha condições de salvar as minhas plantações de banana. Tenho fé na Divina Providência que uma solução será encontrada". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.