Município de Cariré esteve presente à 16ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica Acaraú, com a posse dos membros do Comitê de Bacia e a Definição da Alocação do Vale do Acaraú para o 2º Semestre de 2015

Foi realizada ontem quinta-feira (09/07), pela manhã, no auditório do SISAR de Sobral, a  16ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica Acaraú,  quando foram empossados os membros do Comitê de Bacia, além da apresentação da Alocação do Vale do Acaraú e discussão para alocação de açudes isolados

Cariré esteve sendo representado por Adauto Eleotério Araújo, secretário do Meio Ambiente; pelo presidente da Associação Comunitária de Flores, Antônio Gentil de Medeiros e pelo presidente da Associação Comunitária de Tapuio, Francisco de Assis Macedo de Abreu. Os mesmos receberam os certificados de membros do Comitê de Bacia do Acaraú.


Público alvo da reunião foram os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, de sindicatos, associações comunitárias que têm parte no Colegiado do Comitê de Bacias (usuários de águas), representantes dos poderes públicos municipal (prefeituras e câmaras), estadual (Semace, Ematerce, Adagri, etc) e federal (Ibama, Funai, Dnocs, etc), além de diversas outras instituições que mantém afinidades com questões de recursos hídricos.


16ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica Acaraú constou ainda seguinte programação:
9h30 - Abertura do evento, com as boas-vindas do gerente das Bacias do Acaraú e Coreaú, Bartolomeu  Almeida.
10:00h - Posse dos membros do Comite de Bacia Hidrográfica do Acaraú, com mandato 2015-2019, cujos certificados foram entregues por Márcia Caldas, da Cogerh de Fortaleza.
10h30 - Apresentação: Definição da Alocação do Vale do Acaraú e dos Parâmetros de Alocação dos Açudes Isolados para o segundo semestre de 2015.
11:30h - Discussão: Encaminhamentos e deliberações.



Já com relação à Definição da Alocação do Vale do Acaraú para o segundo semestre de 2015, que teve como mediadora a palestrante Patrícia Vasconcelos, da Cogerh/Sobral, ao final das discussões, foram votados democraticamente pela plenária, os seguintes cenários: Cenário 1 - 638 litros/seg equivale ao abastecimento humano e 70% (uso) DIPAN e 50 litros/seg jusante. Observando que caso não ocorra inverno em 2016, no Cenário 1 é previsto o "volume morto" do Açude Araras, para o mês de outubro/2016. Cenário 2 - 570 litros/seg equivale ao abastecimento humano e 50% (uso) DIPAN e 50 litros/seg jusante. Observando que caso não ocorra inverno em 2016, no Cenário 2 é previsto o "volume morto" do Açude Araras, para o mês de novembro/2016. 

Saindo vencedora a opção do Cenário 2, com 19 votos, isto é, 520 litros/segundo para abastecimento humano da montante e 50 litros/segundo para liberação dos trechos do Rio Acaraú para as comunidades que estão próximas ao Açude Araras e uma restrição de 50%.

Segundo declarações dirigidas à plenária da reunião, Bartolomeu Almeida, gerente das Bacias do Acaraú e Coreaú, "não haverá condições para liberação de água do Açude Araras para animais e e irrigação de plantações ribeirinhas, mas, somente para o consumo humano. Para o consumo de áreas irrigadas e consumo de animais, será necessário a escavação de poços no leito do Rio Acaraú."


Estiveram presentes à 16ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica Acaraú as técnicas da Cogerh de Fortaleza, Clara de Assis e Márcia Caldas, além dos/as técnicos/as da Cogerh de Sobral, Patrícia Vasconcelos, Bartolomeu Almeida, Lucivânia Figueiredo,  Kamylle Prado e Valdemir.

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