Projeto da Escola Marieta Cals destaca a História de Cariré no VII Simpósio de Ipu


O trabalho, seja o esforço físico, laboral, ou o esforço mental, psicológico, ambos requerem grande dedicação para serem feitos satisfatoriamente; mas para serem louváveis, dignos de nota, bem, daí se espera quase uma dedicação abnegada, noites mal dormidas, constantes avaliações autocríticas, e também estar preparado para ouvir críticas de terceiros que queiram contribuir para o aperfeiçoamento do “produto final”.


Após várias etapas que se constituem de erros, deslizes, acertos e reerguimento, colhemos os frutos, que podem vir de várias formas, mas na docência, um dos melhores frutos que podem ser colhidos é o reconhecimento de seus pares. Prêmio que não se coloca na estante ou exibe no peito como uma medalha de condecoração, mas que marca na alma com um profundo sentimento de realização e dever cumprido.

Poder chegar até esse patamar de mãos dadas com todos envolvidos num grande projeto, olhar para trás e enxergar tudo que foi realizado, e contemplar no horizonte novos desafios que serão enfrentados com segurança devido à experiência já adquirida, e cientes da importância do trabalho em equipe, ter a certeza de que juntos somos sempre mais fortes, é uma conquista que poucos podem desfrutar. 

LEIA MAIS E VEJA MAIS FOTOS...

Na Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, instituição reconhecida pelos seus grandes resultados nas mais variadas modalidades, tudo isso que fora descrito tem sido constante entre seus profissionais, são menções honrosas, medalhas, aprovações recordes anuais, e desta última vez: o convite para apresentação do Projeto Cariré Além dos Muros no VII Simpósio do Ipu, tradicional evento acadêmico multidisciplinar realizado desde 2009, que teve esse ano como tema: Metamorfoseando Saberes: Linguagens, ambiência e suas conexões.
Um evento de nível acadêmico, que agrega universitários, mestres, doutores e etc. foi o palco ocupado pelos nossos estudantes, egressos e professores, que juntos relataram de forma bastante dinâmica o projeto que tem como objetivo proporcionar através do ensino de História Local, o pertencimento social e protagonismo juvenil, através da pesquisa e investigação histórica conjunta: professores e alunos.


Se na realização do projeto os jovens são protagonistas, na apresentação não poderia ser diferente. Os alunos tiveram o poder da palavra e, munidos do microfone, deram um verdadeiro show no auditório, surpreendendo todas as expectativas dos professores que acompanharam o processo de preparação para o momento.

Cariré (sede), Tapuio, Tanques, a banda de música, demos um breve gostinho do que o Projeto Cariré Além dos Muros vem realizando desde sua primeira edição em 2013. Uma noite sublime, de superação de medos, inseguranças e exercício de grande autocontrole para não tremer na base sendo o centro das atenções. Pode parecer bobagem para alguns, mas para adolescentes entre 14 e 18 anos, estudantes do Ensino Médio e recém-ingressantes na Universidade, participar de um evento desta magnitude pode ser um bicho de sete cabeças. Mas assim como no mito grego, onde Hércules derrotou o monstro, os jovens garotos e garotas, se sobressaíram muito bem, superando todas as expectativas. 


Ser Marieta é isso. É lidar com a insegurança, sair da zona de conforto e enfrentar grandes desafios. Obter não apenas conhecimento livresco e se tornar um mero receptáculo de conteúdos previstos num currículo engessado, mas sim, ir além e produzir conhecimento sobre a própria comunidade. É adquirir experiência de vida, falar em público e não vacilar nenhum instante. Por essas e outras que não há nada melhor do que Ser Marieta.

Rodrigo Sousa Ferreira - Professor de História na EEM Dona Marieta Cals

EM TEMPO: A Escola agradece às Secretarias da Educação e dos Transportes pelo valioso apoio prestado.

FONTEhttp://fagneraguiar.blogspot.com.br/2015/07/projeto-da-escola-marieta-cals-destaca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.