Escola Marieta Cals de Cariré exibe documentário sobre a exploração dos trabalhadores cearenses, na construção de Brasília

Aconteceu no dia 28 de Agosto (sexta-feira), na EEM Dona Marieta Cals, a exibição do documentário “Só não morri por um milagre de Deus”, fruto da pesquisa monográfica da historiadora Cosma Araújo, graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), seguida de uma palestra proferida pela mesma, que relatou a sua experiência ao longo da pesquisa.
Estiveram presente em torno de 100 pessoas que atentamente assistiram ao filme, que aborda a migração de trabalhadores cearenses ao Centro-Oeste, na década de 50, para trabalharem junto a outros 60 mil na construção de Brasília, capital federal, símbolo da pretensa modernização empreendida por JK em seu governo.
O trabalho de Cosma traz à luz das evidências a exploração sofrida pelos trabalhadores, que chegavam a ficar dias a fio ininterruptamente em intenso trabalho para alcançar a meta de término das obras, na data prevista. As condições precárias de habitação, insalubre, em meio a insetos. A alimentação estragada, com carne podre. Por fim, um conjunto de fatores que contribuíram para o crescimento da insatisfação, que ocasionou numa rebelião de trabalhadores pela reivindicação de melhores condições.
Reprimidos, os insurgentes foram vítimas de violência policial, tendo ocorrido vários homicídios, dos quais não se tem certeza do número exato. O episódio ficou conhecido como Massacre da GEB (Guarda Especial de Brasília).
Negligenciado pela história, o triste evento é denunciado pelo filme, sem cair no engajamento militante descompromissado com a pesquisa científica, uma vez que guarda firme rigor metodológico. 
Os presentes puderam interpelar Cosma, ao final, com questionamentos e colocações que proporcionaram um excelente diálogo com trocas de conhecimentos e experiências, tanto por parte de professores como estudantes. Divulgação científica, construção de uma visão crítica do mundo, desconstrução de paradigmas, tudo isso acontece aqui no EEM Dona Marieta Cals.
Em tempo, agradecemos atenciosamente à Câmara Municipal dos Vereadores, que gentilmente nos cedeu a tela de projeção, fundamental para a realização deste evento.
Rodrigo Sousa Ferreira
Professor de História na EEM Dona Marieta Cals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.