Prefeitura Municipal de Cariré promove abertura da programação da Campanha "Novembro Azul" de 2015


A Prefeitura Municipal de Cariré promoveu ontem, quarta-feira (4) a abertura da programação da Campanha “Novembro Azul” de 2015, que tem como objetivo chamar atenção sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens. A campanha deste ano tem como tema "Previna-se Contra o Câncer de Próstata - Um Toque, Um Drible na Doença". Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão palestras e consultas agendadas para homens com mais de 40 anos, que, caso necessário, serão encaminhados para a realização de exames laboratoriais.


Dra. Rita Luíza Braga Honorato, secretária da Saúde de Cariré, falando ao público presente à abertura do evento, afirmou que "o público masculino é o que menos procura as unidades de saúde. Eles têm esse estigma, preconceito contra o toque uretral, acrescentando que o exame físico (toque retal) é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico)".


Já a secretária da Educação e primeira dama de Cariré, Virgina Souza Aguiar, representando o prefeito Antônio Martins, também falou na abertura do evento e disse que "é importante a adesão dos homens à realização das consultas e exames necessários para a prevenção e detecção do câncer de próstata. O prefeito Antônio Martins está abraçando essa causa e espera o apoio de todos, com vistas ao sucesso da Campanha Novembro Azul de 2015".


A abertura da programação do Novembro Azul de 2015 contou ainda com a palestra central  de educação em saúde, proferida  médico Roberto de Araújo Nogueiraespecialista em Saúde do Trabalhador e Saúde da Família, o qual ainda atua na Equipe de Saúde da Família (ESF) de Alto dos Honório. Ele fez explanações sobre a prevenção do câncer de próstata e os cuidados à saúde do homem, com  momentos de troca de informações e de participação de pessoas da comunidade.


A abertura da campanha aconteceu na Quadra Coberta Raimundo Nery, desta cidade, e contou com a participação dos seguintes secretários municipais, os quais estão envolvidos na Campanha Novembro Azul: Virgina Souza Aguiar, primeira dama e secretária da Educação; Rita Luíza Braga Honorato, da Saúde; Águida Martins, das Finanças; Regina Farias Oliveira, da Cultura, Esporte e Juventude; Mirna Moraes de Aguiar, do Trabalho e Desenvolvimento Social; Eduardo Miranda, dos Transportes; Henrique Chaves, da Agricultura; Adauto Araújo, do Meio Ambiente, além do presidente da Liga Carireense de Desporto (LCD), Fernando Venâncio, e da presença de vários profissionais da saúde lotados nas unidades básicas de saúde do Município.

Ao final do evento, houve sorteios de brindes, ofertados pela Prefeitura Municipal de Cariré.

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.959905547415566&type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.