CAPS I de Cariré-CE realiza passeata para comemorar o 'Dia da Luta Antimanicomial' (18 de Maio)

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) de Cariré/CE realizou nesta quarta-feira (18/05), às 8:00h, uma passeata que saiu da sede do Caps I, à Rua Manoel Honório de Brito e se dirirgiu até o Mercado Central da cidade, com a finalidade de comemorar o Movimento da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. A principal ideia do ato é que não se deve isolar pessoas com sofrimento mental em nome de tratamentos, muitas vezes desumanos e excludentes. 

Após a passeata, todos voltaram à sede do Caps I, onde foi servido um reforçado lanche aos servidores e pacientes/clientes do atuante serviço público de saúde psicossocial.


A coordenadora do Caps I de Cariré, enfermeira Francisca Ribeiro Ponte lembra que "a Luta Antimanicomial instituída no dia 18 de maio de 1987, é um momento para lembrar que como qualquer pessoa, pacientes com doenças mentais têm direito à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão da cidadania.Outra ideia fundamental da ação é substituição gradativa dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento  como o próprio Caps, que além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, dentre outras", reforçou a coordenadora do Caps I.


Por sua vez, a secretária da Saúde de Cariré, Rita Luíza Braga Honorato, que esteve à frente da implantação do Caps I no início de sua gestão, ressalta que "atualmente o  Caps I está atendendo 532 pessoas portadoras de transtornos mentais, realizando 38 visitas domiciliares/mensais, destes em média 20 usuários em medicações injetáveis supervisionadas, com significativa redução de surtos psicóticos e agarvos importantes. 

Dra. Rita Luíza Honorato destaca que "para a implantação do nosso Caps I, tivemos o apoio fundamental do prefeito Antônio Martins e da primeira dama Virgina Souza Aguiar".  

Vale relembrar que o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Cariré-CE foi inaugurado pelo prefeito Antônio Martins, no dia 18 de novembro de 2014.

SERVIÇOS
- Atividades realizadas pelo Caps I: Acolhimento. Atendimento ambulatorial, indivídual e grupal. oficinas terap~euticas. Reunião com familiares. Reunião. Reunião com equipe mustidisciplinar. Atividades ressocializantes internas e externa. Atendimento a usuários de álcool e drogas.

EQUIPE TÉCNICA DO CAPS I DE CARIRÉ-CE
- Enfermeira (Coordenadora): Francisca Ribeiro Ponte.
- Psiquiatra: Dr. Alaércio Oliveira.
- Psicólogas: Dra.Márcia Falcão / Adriana Melo.
- Assistente social: Irandir Pereira.
- Terapeuta ocupacional: Hanna Linhares.
- Artesão: Rivelino.
- Técnica em enfermagem: Edileusa Farias.
- Auxiliar administrativa: Orleâna de Sousa Quinto.
- Auxiliar de serviços: Mercês Sousa Lúcio.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE CARIRÉ-CE:
Endereço: Rua Manoel Honório de brito, nº 825.
Bairro: Fórum, Cariré-CE
Telefone: 988) 3646 1328
E-mail: capscarire@hotmail.com

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1084968234909296.1073742177.100001883903125&type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.