STDS e SENAR promovem o Curso de Avicultura Básica na localidade de Boa Esperança, município de Cariré/CE






Nos dias 17 a 20 de agosto aconteceu o Curso de Avicultura Básica, no alpendre da Eroneide, na Localidade Rural da Boa Esperança. O curso foi ministrado pelo Técnico Agrícola, Raimundo do Senar-CE, e dentre outros aprendizados foi ensinado o aproveitamento de móveis inservíveis para construção de chocadeiras artesanais de ovos caipira, recipientes de água feitos com garrafas pet, combate eficiente à 'pixilinga', distribuição de pintos caipira e outros. 

Segundo a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré (STDS), Cláudia Nascimento Gonçalves, a criação de galinha caipira e, consequentemente, do ovo de galinha caipira, é uma das formas eficientes do nosso agricultor produzir o ano todo mesmo em período de estiagem; uma vez que mais de 92% dos domicílios rurais de Cariré e do semiárido nordestino produzem galinha caipira. O que precisa são capacitações como esta que aperfeiçoa esta produção, combatendo doenças, aumentando a sua produtividade e buscando torná-la menos onerosa. 

Por isso, já a partir do dia 31 de agosto, estaremos realizando na Localidade Rural do Jucá, em parceria com o Senar-CE, mais um Curso de Avicultura Básica, também com direito a certificado, apostila, almoço e duas merendas diárias. 

Cariré, a "Terra do Arroz Doce", nasce com a agricultura familiar e cresce hoje com o seu fortalecimento; fazemos o PNAE desde a sua criação em 2009, temos um PAA em 2016 com 40 agricultores, possuímos um matadouro em pleno funcionamento, atendendo a vários municípios da região norte. 

Semana passada foi iniciado o PAA Leite, programa este que estava suspenso desde 2012, em Cariré. E tudo isso não seria possível sem o apoio sistemático que nosso Gestor Antonio Martins tem nos dado em estimular inciativas e dar sustentabilidade no seu prosseguimento; por isso, os resultados são satisfatórios.


AUTOR DA MATÉRIA:
Virgilio Félix de Lima - coordenador de cursos e assistente social do CRAS Sede de Cariré-CE.




FOTO/ARQUIVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.