Novo prognóstico da quadra chuvosa no Ceará será divulgado em fevereiro

A próxima previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre a quadra chuvosa no Estado deve ser divulgada na primeira quinzena de fevereiro. O novo prognóstico apresentará com mais precisão as chances de chover dentro da normalidade no Ceará. No último dia 18, a Funceme apresentou que a probabilidade de ocorrências de chuva na média era de 40%. As chances de chover acima da média histórica (607,5 milímetros) e também abaixo eram de 30%, até então.

"Em fevereiro, essa tendência será mais clara. Geralmente fazemos um novo prognóstico em fevereiro, abrangendo os meses de março até maio", explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.
A quadra chuvosa no Ceará dependerá da “influência do oceano Atlântico, que comanda a atmosfera e controla as chuvas”, explica Fritz. A previsão deste ano é mais difícil porque nem o El Niño (aquecimento das águas do Pacífico) nem o La Niña (resfriamento do Pacífico) se apresentaram. Ambos influenciam a quantidade de chuva e ajudam no prognóstico da precipitação.

Apesar da previsão de aumento de chuvas, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, indicou preocupação com o nível de reservatórios. Na coletiva realizada na semana passada, ele afirmou que ainda é baixa a probabilidade de ocorrências de chuvas nas regiões onde se localizam os maiores açudes.

Já neste período de pré-estação, as chuvas que banham o Ceará são ocasionadas pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nas últimas semanas, foram registradas chuvas pontuais em todas as regiões do Ceará, mas essa tendência começa a diminuir.

A previsão para esta quarta-feira, 25, é de chuvas isoladas na faixa oeste do Estado. Na madrugada e manhã desta quinta-feira, 26, a tendência é de nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea e sul do estado, conforme dados da Funceme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.