Água da Transposição pode chegar mais cedo ao Ceará, com aceleração por meio de quatro conjuntos de motobombas

O Ministério da Integração Nacional e o governo paulista fecharam nesta segunda-feira (21) um novo acordo de cessão de quatro conjuntos de motobombas e outros equipamentos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para acelerar a chegada da água do Rio São Francisco ao Estado do Ceará.

A iniciativa vai beneficiar diretamente mais de 4,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). "Esse conjunto de bombas para o Eixo Norte permitirá a chegada da água aos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, mas com destaque para evitar os riscos hídricos enfrentados pela RMF, com 4,5 milhões de brasileiros que necessitam com a maior urgência da chegada das águas do Rio São Francisco", enfatizou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.
Para o ministro, a parceria com o governo paulista permite o cumprimento de prazos. "Antecipamos prazos trazendo tranquilidade para a população beneficiada no Eixo Leste e essa boa experiência agora passa a ser replicada aos beneficiários do Eixo Norte da Transposição do São Francisco". Essa é a segunda parceria do tipo firmada entre as duas esferas de governo. Em dezembro de 2016, acordo semelhante permitiu antecipar a chegada da água pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região de Campina Grande, na Paraíba.

Agora, os mesmos conjuntos de motobombas acelerarão a passagem da água ao longo de 260 quilômetros (km) de canais e reservatórios do Eixo Norte do Projeto São Francisco para beneficiar, além da capital cearense, os estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Atualmente, os equipamentos disponibilizados pela Sabesp estão no município de Sertânia (PE).

Manutenção

Depois de agilizar o enchimento das barragens do Eixo Leste do projeto em Pernambuco, as motobombas serão utilizadas na manutenção das estruturas, que estão em fase de pré-operação.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, após a conclusão desses serviços, as máquinas serão transportadas para o Eixo Norte e poderão ser instaladas ao longo dos 15 reservatórios do trecho, de acordo com o avanço das águas do Rio São Francisco. A previsão é de que o deslocamento das bombas ocorra em até 90 dias.

"Prorrogamos por mais um ano dos equipamentos dos sistemas da Sabesp que utilizamos no Cantareira para ajudar na Transposição do Rio Francisco no Canal Leste e agora no Canal Norte, que vai para o Ceará. Esse é o grande desafio do nosso tempo, garantir água de qualidade e saneamento básico para a população", ressaltou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Segundo a Sabesp, a cessão do equipamento e demais materiais necessários para sua instalação está orçada em R$ 8,2 milhões. Além dos quatro conjuntos de bombas flutuantes, cada um com dois motores e potência combinada de 350 cavalos, foi cedida a estrutura necessária para sua operação, o que inclui dois conjuntos de motores como reserva, bem como 1.800 metros de tubulação para o transporte de água captada, 1.360 metros de cabos elétricos, inversores de frequência e disjuntores, além e outros itens.

PERMALINK DA MATÉRIA ORIGINAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.