Ministro anuncia que águas da transposição chegarão ao Ceará a partir de janeiro de 2018

O Ministro da Integração, Helder Barbalho anunciou, ontem quarta-feira (23), que a água da transposição do rio São Francisco devem chegar ao Ceará a partir de janeiro de 2018. Segundo o ministro, no momento há 948 profissionais na obra de finalização do trecho 1 do Eixo Norte. Nos próximos 30 dias, este número deve saltar para quase 2 mil trabalhadores, possibilitando a abertura de mais um turno de atividades.

A água vai ser direcionada ao Ceará por Jati, na divisa com Pernambuco. De lá pode chegar à Bacia de Jaguaribe, que está integrada a Fortaleza. Ainda segundo Helder, será prioridade concluir o eixo Norte para que em abril, ou mais tardar em maio, a água possa ser entregue também em São José de Piranhas, no extremo Oeste da Paraíba.

Com a retomada das obras do Eixo Norte, há 30 dias, será possível levar água da transposição do São Francisco ao Ceará a partir de janeiro de 2018. A previsão é do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que participou de uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), ontem quarta-feira (23).
O Eixo Norte do projeto de transposição parte de Cabrobó, em Pernambuco, e vai até a Paraíba, passando por um pequeno trecho do Ceará. Há também o Eixo Leste, que está pronto e em operação, apesar de faltarem algumas obras complementares. Graças ao funcionamento do Eixo Leste, conforme o ministro, Campina Grande (PB) deixará nos próximos meses a situação de racionamento para voltar à normalidade hídrica.

As obras do Eixo Norte estavam paradas até 30 dias atrás devido a ações das empresas Marquise e PB Construções, ambas ligadas à gestão Cid Gomes (PDT) e desclassificadas durante o processo de licitação para a obra. A retomada se deu após articulação do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), junto à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.