Febre amarela: procura por vacina lota postos de saúde

Os cinco postos de Fortaleza que oferecem a vacina contra a febre amarela estiveram lotados nos últimos dias, após os casos de óbito em consequência da doença na Bahia e em São Paulo. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam vacinadas as pessoas que vão viajar para estados onde há casos de doenças e estados vizinhos.

Atualmente, apenas Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte estão fora da lista de estados onde a vacina não é necessária para quem tem esses locais como destino.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pessoa que toma a vacina não fica imune imediatamente contra a febre amarela. A imunização leva alguns dias, por isso a orientação é receber a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.
Em outros estados, a vacina é aplicada de forma fracionada. No Ceará, a medicação é aplicada em dose única, que serve para toda a vida, conforme o Ministério da Saúde. Todos os meses, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Fortaleza recebe 2,5 mil doses da vacina contra a febre amarela. A quantidade, segundo a pasta, é suficiente apenas para quem vai viajar.

Crianças menores de seis meses, grávidas, pessoas com mais de 60 anos e alérgicos ao ovo não devem receber a medicação. A vacina também é contraindicada para pessoas com sistema imunológico debilitado por conta de alguma doença.

Sintomas

A doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção, de acordo com o Ministério da Saúde. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.

Cerca de 20% a 40% das pessoas que desenvolvem a versão mais grave da doença (15% do total de infectados) podem morrer.

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/febre-amarela-procura-por-vacina-lota-unidades-de-saude-em-fortaleza.ghtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.