Cariré: CONSEA aprova Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAACDS) para o ano de 2018


A reunião do CONSEA, logo após aberta, foi concedida a palavra à secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Claudia Gonçalves, que falou da importância do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAACDS) para o Desenvolvimento Sustentável de Cariré. "Uma vez que dentre os 21 municípios da região norte que farão o PAACDS em 2018, Cariré será o município que terá o maior aporte de recursos: 130 mil reais. Isso se deve ao empenho que Cariré sempre demonstrou no envolvimento dos agricultores em participar do Programa, tendo como referência a qualidade dos seus produtos'. 

Prossegue Cláudia Gonçalves:"O PAACDS este ano irá funcionar por um período mais curto, inciando-se final de fevereiro e terminando as entregas dos agricultores em 30 de Abril. Beneficiando 41 agricultores que irão entregar produtos, como: tapioca, bolo, carne suína pernil, banana pacovan, mamão, cheiro verde e outros, perfazendo em torno de 50 toneladas de alimentos produzidos em Cariré. Também há previsão de que a partir de julho  de 2018, façamos mais um PAACDS maior do que este, onde provavelmente possamos atender a mais agricultores", concluiu.
Logo em seguida, o assistente social  Virgílio Félix, coordenador do PAACDS desde sua implantação em 2011, iniciou sua palestra falando sobre o que é o Programa, seus marcos legais, a importância da permanente diversificação dos produtos oferecidos pelos agricultores, dos agricultores se aterem ao prazo de validade das suas DAPs, em como o PAACDS é tão vasto que estimula até mesmo o mercado local, onde os agricultores necessitam comprar ração para o gado, depenadeira de frango, óleo para o trator e outros. Demonstrou ainda que todos os produtos a partir de então terão que vir com rótulos demonstrando a sua procedência, o nome do agricultor, as instituições envolvidas e outros, além da necessidade de todos os produtores de animais terem seus cadastros na ADAGRI atualizados.

Indagado sobre a reunião do CONSEA, o prefeito Elmo Aguiar falou que "Estamos prestes a dar um grande salto na comercialização dos nossos produtos da Agropecuária Familiar, porque já estamos realizando um dos maiores PAA do Estado do Ceará, e o Estado do Ceará realiza o maior e melhor PAA do Brasil, o que demonstra a nossa importância neste Programa a nível nacional. O nosso PNAE sempre ultrapassou a cota mínima de aquisição de produtos da Agricultura Familiar dos 30% do total. E agora fomos convidados para fazermos parte das Compras Institucionais do Estado em Projeto Piloto que iniciará ainda este ano. Tudo são receitas que asseguram a mão de obra no campo, o escoamento da produção a preços justos e o mais importante é que todos estes produtos são consumidos por Entidades Sociais, tais como: Escolas, Serviço de Convivência com Fortalecimento de Vínculos e outros. Lembrando que todos os produtos tem a fiscalização do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), da Vigilância Sanitária e o monitoramento do CONSEA de Cariré", concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.