Cariré: Promotoria de Justiça promoveu a audiência pública com o tema "A violência patrimonial contra a pessoa idosa"


 
Na última quinta-feira, dia 1º de março, a Promotoria de Justiça da Comarca de Cariré, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), promoveu no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, uma audiência pública com o tema “A violência patrimonial contra a pessoa idosa”. Estiveram presentes a promotora de Justiça,  Dra. Cristiane Valéria C. Oliveira, que atualmente vem respondendo pela Comarca de Cariré; promotor de Justiça da 18ª Promotoria de Justiça Cível,  Dr. Hugo Frota Magalhães Porto Neto; Procuradora do Município, Dra. Patrícia Manso, que na ocasião representou o prefeito de Cariré; vereadores Doriedes Honório e Lucy Ximenes; a Secretária de Educação, Sra. Carmiranda Miranda; presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Dra. Maíra Braga Melo, além de representações do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde; Correspondentes Bancários Bradesco Expresso e Gerência do Banco Bradesco em Cariré; Conselho do Idoso de Groaíras; Abrigo dos Idosos Francisco Cassimiro de Albuquerque (AICA)  e sociedade civil.

📷A procuradora do Município, Dra. Patrícia Manso, discorreu sobre importância de uma audiência pública a respeito da questão da violência contra as pessoas na Melhor Idade. Expôs, também, estar muito satisfeita em participar deste momento de ampla discussão e comunicação entre os vários setores da sociedade e autoridades públicas, e que a Prefeitura de Cariré se dispõe a contribuir na defesa e garantia dos direitos dos idosos.

📷 Já a promotora de Justiça da Comarca de Cariré, Dra. Cristiane Valéria C. Oliveira, relatou as razões que a motivaram a realizar esta audiência, como as denúncias que chegam cotidianamente a esta Comarca, relatando crimes de violência patrimonial contra idosos, a exemplo das práticas de violência econômico-financeira, tais como a cobrança abusiva de tarifas bancárias. Ressaltou a importância de promover um debate sobre este assunto, trazendo informações, escutando o público mais interessado e, também, buscando formas de lidar com essa demanda e tornando os idosos, bem como toda a sociedade, conhecedores de seus direitos.  
  
📷 Em seguida, o Dr. Hugo Frota Magalhães Porto Neto, promotor de Justiça Cível, convidado especialmente para o evento, realizou sua palestra, na qual mostrou os índices alarmantes de violência contra idosos (de acordo com os dados do Disque-Denúncia 100) e os fatores que contribuem para essa violência. Informou também sobre os direitos dos idosos, bem como a forma mais segura de se contratar serviços de empréstimo financeiro. Relatou, ainda, as penalidades aplicadas aos agressores no caso de empréstimos financeiros, da apropriação de bens, valores ou vantagens ilícitas. 

Após a palestra, a palavra foi facultada aos idosos e demais presentes, para que pudessem elucidar suas dúvidas, ou mesmo relatar anseios e opiniões. Este foi um momento ímpar, no qual os promotores de Justiça puderam escutar a população, esclarecer todas as questões levantadas e chegar a um acordo satisfatório entre a sociedade e as instituições bancárias presentes ao evento.

LEMBRETE IMPORTANTE!
Se você tem conhecimento de algum caso de violência (física, psicológica, patrimonial-financeira, negligência, abandono, etc) contra a pessoa idosa, procure o CRAS mais próximo e denuncie.

Caso não queira procurar o CRAS, você também pode denunciar, discando o número 100 de qualquer telefone, sem precisa se identificar. Não se cale, denuncie! O seu silêncio pode custar a vida de um idoso!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.