Cariré realizou ontem (3) o Mutirão contra a Dengue em bairros da cidade

Com ações articuladas de diversas secretarias municipais, alunos, professores e diretores de escolas da rede pública de ensino, além de jovens adolescentes ligados a programas sociais, foi realizado nesta sexta-feira (03), o grande Mutirão contra a Dengue, nos diversos bairros desta cidade. O objetivo da realização desse movimento sócioeducativo e ambiental foi a eliminação dos focos de larva, combater o mosquito adulto e conscientizar a população sobre a importância de fazer manejo ambiental corretamente. À frente do movimento esteve a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, que ficou impressionada com grande quantidade de lixo depositado no quintal de uma das residências do bairro do Matadouro .“A Prefeitura sozinha não vai conseguir eliminar o problema. É necessário que a população faça a sua parte limpando as suas casas, cuidando do meio ambiente e eliminando os possíveis focos. Caso contrário, toda ação será paliativa e não vai resolver o problema”, explicou.

Prevenção

A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento,, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

VEJA IMAGENS DO MUTIRÃO:

(Créditos: Vicente José Rodrigues)

Primeira dama Virgina (a segunda, da esquerda para a direita), juntamente com
sua equipe, em visita ao bairro do Matadouro





Agentes de saude e de endemais, alunos e professores participaram do mutirão




Projovem e crianças do PET ajudaram no recolhimento de sacos, garrafas
plásticas e pneus





Caminhões fizeram a coleta do lixo que era encontrado pelas equipes do mutirão