Cariré participou da Capacitação em Gestão e Monitoramento da Política Municipal da Infância e da Adolescência, em Fortaleza


Na última quarta-feira (17), os municípios cearenses que concorrem ao Selo Unicef 2009-2012 participaram de uma nova rodada de capacitação em Fortaleza, desta vez em Gestão e Monitoramento da Política Municipal da Infância e da Adolescência. O encontro, que reune representantes de 166 municípios, teve como principal objetivo apoiar os municípios na implementação do Plano de Ação – documento com propostas de políticas públicas a serem efetivadas no município a fim de melhorar os indicadores na área da infância e adolescência.

O Plano de Ação foi elaborado com a participação da comunidade durante o 1º Fórum Comunitário, realizado até final de setembro último, em cada município que continua participando desta edição. Durante o evento, a equipe do UNICEF apresentou alguns documentos que auxiliarão os municípios na implementação das propostas para a área da infância, como o Manual de Dicas, elaborado para auxiliar gestores públicos, membros da Comissão Municipal Pró-Selo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar (CT), lideranças comunitárias e adolescentes na elaboração de políticas públicas.

A delegação de representantes do Município de Cariré estava composta dos seguintes membros: secretária municipal da Educação, Edite Lourenço; embaixadora do Selo Unicef 2009-2012 em Cariré, Mirna Moraes Aguiar e Cláudia Gonçalves, representante da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Cariré recebe Premiação de Reconhecimento pela Secretaria da Saúde do Estado por implantar Avaliação para Melhoria da Qualidade -AMQ


Recentemente, o secretário da Saúde de Cariré, dr. Rosemiro Guimarães Neto, recebeu em solenidade, Certificado de Reconhecimento concedido pela Secretaria da Saúde do Estado, por implantar a Estratégia de Avaliação para Melhoria da Qualidade-AMQ da Estratégia Saúde da Família, no Município de Cariré.

Conforme o Ministério da Saúde, a “Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família é uma proposta à qual os gestores municipais deverão aderir de maneira voluntária e participativa, motivados pelo anseio de oferecer uma atenção à saúde de melhor qualidade”.

O Município de Cariré é um dos municípios do Ceará em que a Avaliação da Melhoria da Quailidade (AMQ) está implantada em todos os Centros de Saúde da Família, envolvendo todos os trabalhadores da saúde.


Segundo dr. Rosemiro Guimarães Neto, "o processo de implantação da AMQ, no Município, levou a um movimento interno, que mobilizou vontades e competências de todo o time de trabalhadores da saúde; além do compromisso do Governo Municipal em adquirir novos materiais, equipamentos e insumos, com o objetivo de contribuir com melhoria da qualidade do atendimento às famílias, sujeitos e comunidades".






Dr. Rosemiro Guimarães Neto
Mestre em Saúde Pública