Secretaria de Saúde de Cariré está realizando a campanha intensiva de vacinação contra a raiva animal em cães e gatos


📸 Equipe volante de vacinadores esteve imunizando cães e gatos no Bairro do Fórum.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré está realizando a Campanha de Vacinação Antirrábica, a qual teve início no final de agosto e está tendo prosseguimento agora no corrente mês de setembro, com uma equipe volante que está indo vacinar nos domicílios onde são criados cães e gatos, os quais são vacinados a partir dos três meses de vida. 

A campanha prosseguirá por todo este mês de setembro, e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré estará divulgando brevemente o "Dia D" da campanha de vacinação antirrábica.

Recomendações Importantes!
➤O serviço é gratuito e obrigatório para animais com mais de 3 meses. Cães e gatos doentes não devem ser vacinados. Para cadelas grávidas a orientação é a de que o tutor busque pela vacina fora da campanha, devido ao risco no transporte e no manejo.

➤Apesar da raiva ser considerada, nos dias atuais, uma doença um tanto incomum, ela continua sendo uma grande preocupação entre donos de cães e gatos. A raiva é incurável nos animais e pode afetar os seres humanos, sendo a vacina antirrábica a única forma de prevenção. Uma das preocupações dos setores de controle de doenças animais é com o grande número de gatos e, principalmente, cães abandonados nas ruas, não descartando, portanto, a transmissão da doença.

➤A raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. De acordo com especialistas da área da saúde, nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Realizada a reunião de planejamento para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Cariré-CE

Aconteceu na última quarta-feira (19/09) a primeira reunião de planejamento para a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Cariré. Estiveram presente o Dr. Rômulo Cabral e a Sra. Janaína Pinheiro, respectivamente, Representante e Articuladora da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, e a Sra. Mariângela da M. Laydener Consultoria, empresa que irá trabalhar junto ao município na elaboração e planejamento do PMSB

Representando o Prefeito Elmo Aguiar, estava o Vice-prefeito Carlinhos Rufino, além dos Secretários Municipais Francisco Teles (Agricultura), Leticia Reichel (Saúde), Bibi Aguiar (Seplag). Presentes, também a Dra. Patrícia Manso (Procuradora do Município) e Dra. Raquel Portela (Controladora do Município), além dos membros da Equipe Local que acompanhará o desenvolvimento do PMSB, nomeados através de portaria do Executivo Municipal. 

O objetivo geral deste trabalho é estabelecer um planejamento das ações de saneamento com a participação popular, atendendo aos princípios da política nacional de saneamento básico com vistas à melhoria da salubridade ambiental, a proteção dos recursos hídricos e promoção da saúde pública, quanto aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além do manejo correto dos resíduos sólidos e sua destinação final, bem como a implantação da coleta seletiva em todo o território municipal. O Plano definirá os objetivos, princípios, as diretrizes, o plano de metas e os respectivos programas e projetos, os recursos orçamentários, os instrumentos de monitoramento e os mecanismos de participação social.

O Secretário do Meio Ambiente, Adauto Araújo deu as boas-vindas aos representantes da Secretaria das Cidades e da M. Laydener Consultoria. Agradeceu também a presença do Vice-prefeito e dos Secretários Municipais ali presentes, além dos membros da Equipe Local de acompanhamento dos trabalhos executivo de elaboração do PMSB. Agradeceu também o apoio da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Roberto Kelson e Ednaldo Martins. Enfatizou a importância deste programa para Cariré, onde abrangerá além da sede municipal, os distritos de Arariús, Alto dos Honório, Cacimbas, Tapuio e Jucá, bem como, as regiões de Boa Esperança/Almas; Alto Feliz; Anil/Juré/Santo Antônio e Serrote Branco/Tapera/Meio-Dia. 

Este Programa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e é parte integrante do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais/Cidades do Ceará II, do Governo do Estado, atendendo a Lei de Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico, Lei nº 11.445/2007.