Iniciados os serviços de drenagem de ruas ao lado do campo de futebol do distrito de Jucá, no município de Cariré-CE

Atendendo à solicitação do vereador Dr. Guarani Martins, a Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento de Cariré, está realizando os serviços de drenagem de ruas ao lado do campo de futebol, no populoso distrito Jucá, cuja obra impedirá o acúmulo de águas paradas naquelas áreas, além de proporcionar aos desportistas locais um campo com maior espaço  e qualidade para a prática futebolística, notadamente no período das chuvas.


Justificativa e benefícios                                                        
Vereador Dr. Guarani Martins
(FOTO/ARQUIVO: Edilson Fotografias)

Em sua solicitação enviada ao prefeito Elmo Aguiar, no mês de abril de 2018, através do Requerimento Nº 002/2018, o vereador Dr. Guarani Martins justificava que "a construção do canal irá trazer grandes benefícios para os moradores do distrito de Jucá, como também para os visitantes que sempre aparecem ao campo de futebol para praticar atividade física, espaço esse de muita importância para adolescentes e adultos. A construção do canal também facilitará aos desportistas um campo com maior qualidade para a prática futebolística, a qual no período chuvoso torna-se impraticável. Essa indicação atende aos anseios dos moradores e jogadores do distrito de Jucá". 

Cariré conquista avaliação máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente 2017 divulgado pela SEMA-CE

A partir deste ano, o município de Cariré passará a receber repasse de 2% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), pelo Governo do Estado do Ceará. O benefício foi conquistado por conta do cumprimento de metas alcançadas no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), referente ao ano de 2017, que rendeu a Cariré a nota máxima na avaliação, como resultado do trabalho de sustentabilidade realizado pelo município.

IQM
O Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), instituído pelo Decreto n.° 29.306, de 5 de junho de 2008, é um dos critérios de repartição do repasse do ICMS do Ceará para os municípios. De acordo com o decreto, para os municípios que atendem aos critérios do IQM dispostos no decreto, são destinados 2% do ICMS.

Anualmente, os municípios preenchem o formulário do IQM e em seguida são visitados por técnicos do Governo do Estado para a apuração do mesmo. Durante a visita, ocorre a entrevista para verificação dos critérios para repasse, bem como verificação in loco da Gestão e Gerenciamento dos Resíduos no município.