Barragem Taquara está com a capacidade atual de 115 milhões de metros cúbicos d'água em sua bacia

Crédito:Vicente José Rodrigues
Barragem Taquara está com a capacidade atual de 115 milhões de
metros cúbicos d'água
em sua bacia hidrográfica

Em consequência das fortes chuvas caídas na grande região situada entre os municípios de Pacujá, Mucambo e Cariré, a barragem Taquara, que fica localizada no território distrital de Arariús, Município de Cariré, recebeu uma considerável recarga d'água em sua bacia hidrográfica.

Segundo informações do secretário municipal de Infraestrutura de Cariré, Adauto Eliotério Araújo, a tábua de chuvas vericada na bacia do Taquara é a seguinte: nos dias 20 a 23 de janeiro, aumentou em um metro de altura; do dia 24 até 25 de janeiro, em três metros; do dia 26 a 27 de janeiro, aumentou apenas 76 centímetros. No total, a recarga d'água verificada até agora é 4 metros e 76 centímetros de altura. Segundo ainda informações de Adauto Araújo, até hoje, dia 27 de janeiro, a capacidade total da bacia da barragem Taquara é de aproximadamente 115 milhões de metros cúbicos dágua.

Açude "Cabeça do Boi" está sangrando, no distrito de Alto dos Honórios, Município de Cariré

Crédito:Vicente José Rodrigues

Com as fortes chuvas caídas na região, no último final de semana, o açude público "Cabeça do Boi", localizado a poucos metros da sede do distrito de Alto dos Honórios, está sangrando. Em consequência desse fato, aquela comunidade está ameaçada de ficar isolada. É que o sangradouro do açude "Cabeça do Boi" invadiu uma boa parte de um trecho da estrada que liga aquele populoso distrito com a cidade de Cariré. O trecho rodoviário fica a poucos metros da sede de Alto dos Honórios.

O prefeito municipal Antônio Martins vistoriou o citado açude público e o trecho invadido pelas águas do sangradouro e mostrou-se preocupado com a estrada vicinal que passa por sobre a parede do "Cabeça do Boi", a qual liga o distrito de Alto dos Honórios até a cidade de Cariré. O Chefe do Poder Executivo Municipal teme que o capinzal existente na bacia do citado reservatório, se desloque até o sangradouro, impedindo a passagem normal das águas. Caso isso venha a se confirmar, poderá provocar o arrombamento da parede do açude "Cabeça do Boi". Mas, para que este indesejável fato não venha a ocorrer, a Secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil do Município, já se posicionarão em estado de alerta.

Prefeito Antônio Martins vistoriou estradas vicinais, castigadas pelas primeiras chuvas. Estrada Santana a Caveira está "cortada" e intrafegável

Créditos:Vicente José Rodrigues


O prefeito municipal Antônio Rufino Martins, acompanhado do secretário de Infraestrutura, José Eliotério Araújo, esteve nesta manhã, fazendo uma vistoria às estradas vicinais do Município de Cariré. A primeira estrada visita por Antônio Martins, foi a que liga Cariré-Riachão-Santana-Caveira, a qual está "cortada", à altura da região de Santana, inviabilizando o trânsito de veículos até a localidade de Caveira. Apenas motos conseguem transitar, com muita dificuldade.

A segunda estrada vistoriada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, foi a que liga Cariré até o distrito de Alto dos Honório, com as condições de trânsito já quase inviáveis, há poucos metros antes de chegar até a sede daquele distrito, levando-se em conta que o açude Cabeça do Boi, começou sangrar neste final de semana, e as águas do sangradouro estão invadindo grande parte do trecho rodoviário. Enquanto isso, naquela região e adjacências, pequenas localidades poderão ficar isoladas, pois as águas de alguns rios e riachos já estão invadindo os leitos das estradas que ficam situadas em áreas mais baixas.

O prefeito Antônio Martins, sensível e bastante preocupado com as condições das estradas vicinais que já começam a se agravar com as fortes chuvas caídas no Município, já autorizou ao secretário municipal da Infraestrutura, Adauto Araújo, a enviar máquinário e material necessários, para consertar a estrada carroçável que liga Cariré-Riachão-Santana-Caveira. Outras estradas vicinais que estiverem apresentando problemas de tráfego, também serão consertadas.