Projeto que antecipa feriados para as segundas-feiras será votado nesta semana

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal pode votar, nesta terça-feira (5), a proposta que antecipa para as segundas-feiras os feriados que caírem no meio da semana (PLS 389/2016). Dessa forma, um feriado que cai entre terça e sexta-feira seria automaticamente transferido para o primeiro dia da semana.

A iniciativa, do senador Dário Berger (PMDB-SC), tem algumas exceções quando se fala em tal transferência. São elas: feriados que ocorrerem nos sábados e domingos, e dos dias 1º de janeiro (Confraternização Universal), Carnaval, Sexta-Feira Santa, 1º de maio (Dia do Trabalho), Corpus Christi, 7 de setembro (Dia da Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil) e 25 de dezembro (Natal).

Imagem de Nossa Senhora Aparecida é roubada da Catedral

A imagem réplica da padroeira do Brasil doada pelo Santuário Nacional de Aparecida à Arquidiocese de Fortaleza foi roubada da Catedral Metropolitana nesta segunda-feira, dia 4. Os funcionários sentiram falta da escultura na manhã de terça. O prédio não possui câmeras de segurança na capela nem recursos para pagar segurança ostensiva. A Catedral de Fortaleza é um dos principais cartões postais da cidade.

Padre Clairton Alexandrino, pároco da Catedral, lamentou o ocorrido. ” A imagem foi roubada do coração da Catedral, a capela do Santíssimo Sacramento. Estamos vivendo uma insegurança sem limites”. O pároco registrou boletim de ocorrência eletrônico do roubo e torce para que a imagem seja reavida. “Ela possuía valor sentimental inestimável para nossa arquidiocese. Era a única naquele estilo em Fortaleza“, revela.

Depois de peregrinar pela Arquidiocese, a imagem ficou sob a guarda da Catedral que instalou um painel artístico feito pela arquiteta urbanista Dora São Bernardo. A inauguração foi dia 14 de agosto. A réplica foi doada por ocasião das comemorações dos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Paraíba.

Zika vírus pode ajudar a tratar câncer no cérebro, diz estudo

O vírus da zika é capaz de matar células-tronco de giloblastoma, um tipo mortal de câncer no cérebro, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (5) na revista científica "The Journal of Experimental Medicine".

A nova pesquisa foi realizada por cientistas norte-americanos da Universidade de Washington, em Saint Louis, e da Universidade da Califórnia, em San Diego. O estudo abre caminho para que futuramente o zika seja utilizado como um tratamento complementar no combate ao câncer.

Atualmente, o zika pode provocar anomalias em crianças, mas também pode destruir o glioblastoma, que hoje é tratado com radioterapia e quimioterapia, mas sem efeitos prolongados. Mesmo com o tratamento , células-troncos associadas ao tumor sobrevivem e "enganam" o sistema imunológico, o que faz o tumor voltar em cerca de seis meses.

Caminhão tomba na Serra da Ibiapaba e deixa um morto nas ferragens em Viçosa do Ceará


Um grave acidente de trânsito foi registrado no começo da manhã desta terça-feira (5) na zona Norte do Ceará. Um caminhão capotou na Ladeira das Oiticicas, na zona rural do Município de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba (a 344Km de Fortaleza). Informações da Polícia dão conta de uma pessoa morta no local.

O caminhão Mercedes-Benz, que transportava uma carga de frangos, ficou virado às margens da estrada. Imagens do local do desastre foram postadas nas redes sociais no começo da manhã e mostram o veículo completamente destruído.

Informações da Unidade de Polícia Civil de Viçosa relatam que, agora há pouco, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Sobral seguiu para o local do sinistro. O trecho onde ocorreu o acidente é uma rodovia estadual ainda em construção que liga o Distrito de Oiticicas à sede do Município de Viçosa.

Secretária da Educação agradece ao SESC pela realização de minicurso de formação ministrado aos educadores de Cariré,CE



”Os espaços da Educação Infantil devem ser acolhedores, dinâmicos, envolventes, possibilitar intervenções e auxiliar no desenvolvimento da autonomia da criança”.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação acolheu neste sábado, dia 02 de setembro,  a equipe do SESC de Sobral, a qual ministrou um minicurso de Brinquedos e Brincadeiras na Creche e na Pré-escola. O público alvo foram nossos professores da creche e Ensino Infantil, ministrado pelo facilitador Francisco Robério Linhares Rodrigues. O minicurso veio beneficiar os profissionais que trabalham com esses pequeninos que formam a base do ensino no município.

Agradecemos à Érica e Janaína/SESC Sobral, pela oferta deste valioso curso/oficina e aos professores que compareceram, a fim de adquirir conhecimentos para o enriquecimento da sua prática pedagógica. E, por fim, os nossos agradecimentos à professora Kátia Daniela por intermediar e articular esse valioso momento.

Sesc/Sobral e Secretaria da Educação de Cariré promovem o minicurso "Brinquedos e Brincadeiras na Creche e Pré-Escola"


A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria  com o Sesc/Sobral, via projeto de Formação Contínua de Educadores e a Secretaria de Educação do Governo do Ceará, promoveu no último sábado (02/09), o minicurso "Brinquedos e Brincadeiras na Creche e Pré-Escola", tendo como local o auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte. O evento educacional contou com a participação de professores da Educação Infantil pertencentes às escolas da rede municipal de ensino. Eles vivenciaram momentos de interação e dinamismo. 

O objetivo da realização do minicurso foi ampliar os conhecimentos teóricos e práticos pedagógicos voltados  aos professores da Educação Básica, os quais serão aplicados posteriormente em salas de aula.