Presos do Comando Vermelho iniciam greve de fome no Ceará ordenado por “salve geral”

Movimento se estende pelo País. A ordem é protestar diante de decisão do STF, que impede o retorno de criminosos aos seus estados de origem após temporada em presídios federais de segurança máxima.

O “salve geral” da facção criminosa carioca Comando Vermelho (CV), ordenando que todos os integrantes da quadrilha entrem em greve de fome em todos os presídios, penitenciárias e cadeias públicas do todo o país, começa ater a adesão dos presidiários do Ceará. O movimento começa a surgir numa das unidades do Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O protesto da organização criminosa já se espalha por diversos estados brasileiros e no Ceará teve início ainda na madrugada de terça-feira. Os detentos cearenses seguem a uma ordem geral que partiu do comando do crime no Rio de Janeiro.

O protesto do CV é contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de impedir o retorno de presos membros de facções a seus estados de origem após temporada para cumprimento de Regime Disciplina Diferenciado (RDD) em penitenciárias federais de segurança máxima.

Realizada a 3ª Formação Continuada para Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) / Ciclo 2016 de Cariré-CE


 
Aconteceu recentemente nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cariré, a 3ª Formação Continuada para Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado - Ciclo 2016. Como parte da execução do Programa, a formação foi ministrada pelo assessor técnico da própria Secretaria de Educação, Francisco Douglas de Souza Farias, e cumpriu a seguinte pauta:

➤Acolhida;
➤Dinâmica Amor e Vida;
➤Momento de escuta aos alfabetizadores;
➤Exibição do vídeo (História de Superação);
➤Apresentação do diagnóstico de Leitura;
➤Psicogênese da língua Escrita;
➤Estudo sobre prática de Língua Portuguesa;
➤Exibição do Vídeo Aula da (EJA – Alfabetização);
➤Planejamento dos alfabetizadores.


Saiba sobre projetos e requerimentos que foram aprovados na recente sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré-CE



Por ocasião de mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré, realizada na última terça-feira (07/11), foram apresentados para apreciação e votação em plenário, vários projetos e requerimentos. Eis a relação: Projeto de lei que dá o nome de Raimundo Nonato de Paula (ex-vereador "Raimundo Ferreira"), à nova avenida que sai do centro de Arariús até a Rodovia 253 Antônio Clemente de Araújo. Requerimento solicitando a pavimentação em pedra tosca (calçamento) da avenida que sai do centro de Arariús em direção à Rua Antônio Clemente de Araújo. Requerimento solicitando substituição de canos de esgoto de 100 polegadas para 200 polegadas, com início na Rua Antônio Avelino com Pedro Feliz, numa extensão de 100 metros, na localidade de Alto dos Honório. Requerimento solicitando drenagem com colocação de manilhas na Rua Eduardo Brito em esquina com Rua Pedro Feliz, em Alto dos Honório. Requerimento solicitando que seja enviado ofício à Enel-Ceará, para prestar informações sobre as cobranças antecipadas nas contas de energia elétrica que chegam à algumas residências da sede, localidades e distritos do município de Cariré. Requerimento solicitando o envio de ofício à Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará (Arce) e ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decom), para prestar informações sobre o papel fiscalizador dessas instituições na resolução dos inúmeros casos de cobranças antecipadas nas contas de energia elétrica por parte da Enel Distribuição do Ceará. (OBS: Para saber mais detalhes, assista todo o vídeo!).


CLIQUE NO BANNER ABAIXO, PARA SE INSCREVER NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!



Fortaleza tem o segundo maior número de mortes ocorridas no trânsito entre as capitais do Brasil

Fortaleza teve o segundo maior número de mortes ocorridas no trânsito em 2015 entre as capitais brasileiras, com 620 casos, atrás apenas de São Paulo (1.082). Foram 23,9 óbitos para cada 100 mil habitantes na capital cearense. A constatação foi feita pelo estudo Retrato da Segurança Viária, produzido pela Ambev, em parceria com a consultoria Falconi. O levantamento levou em consideração o total de fatalidades envolvendo veículos no ano de 2015.

A capital cearense, contudo, apresentou números menores que o ano anterior ao abordado pela pesquisa, com uma redução de 17% no total de vítimas.

Outras duas cidades cearenses também aparecem entre aquelas com mais de 20 mil habitantes que tiveram índices mais preocupantes em relação às vítimas do trânsito. Sobral é a segunda cidade do país com o maior índice de óbitos para cada 100 mil habitantes. Foram 253 mortes em 2015, o que representa 125,4 casos para cada 100 mil habitantes. Já Barbalha ocupa a oitava posição nacional, com 50 mortes, equivalentes a 85 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Meninos 12 e 13 anos são flagrados dentro de escola com uma pistola roubada de policial em Fortaleza

Duas crianças de 12 e 13 anos foram encontradas com uma pistola .40 dentro da mochila, em sala de aula, na Escola Municipal Castelo de Castro, no bairro Vila Velha, em Fortaleza. As informações foram da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

Os dois meninos foram apreendidos pela Polícia Militar. Funcionários teriam percebido uma atitude suspeita dos garotos e quando verificaram a mochila de um deles a arma foi encontrada. A pistola pertence a Polícia Militar do Estado do Ceará e foi furtada de um PM há duas semanas. Os dois meninos foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Contra eles foram lavrados atos infracionais correspondentes ao porte ilegal de arma de fogo. 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Educação (SME) se pronunciou informando que a Guarda Escolar e a Célula de Mediação Social da SME foram acionadas para reforçar a segurança e dar suporte a unidade. "A direção da escola esteve em contato com as famílias dos alunos e está adotando as medidas necessárias", relatou.

FONTE: www.opovo.com.br/noticias

Sejus divulga resultado final da primeira fase do concurso de agente penitenciário


O resultado final dos aprovados na prova objetiva do concurso para agente penitenciário foi publicado nessa terça-feira, 7, no Diário Oficial. A divulgação da lista ocorreu após anúncio do governador Camilo Santana, no bate-papo ao vivo em seu perfil do Facebook.

A próxima fase do certame, a inspeção de saúde, compreende os exames médico, odontológico e toxicológico, e será realizada entre os dias 12 e 15 de dezembro, conforme escalas definidas no edital. Os exames serão entregues na Academia Especial de Segurança Pública (Aesp), segundo datas já previstas no edital.

De acordo com informações da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o candidato poderá consultar individualmente a resposta do seu recurso da prova objetiva a partir do dia 10 deste mês, no endereço eletrônico do Instituto AOCP. No mesmo período da inspeção de saúde, também haverá a entrega de documentação referente à investigação social e funcional dos candidatos.

FONTE: https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza