Escola Marieta Cals realiza a Semana da Inclusão, com o tema "Todos por uma educação inclusiva"

Tendo como tema "Todos por uma educação inclusiva" a Escola Marieta Cals realizou entre os dias 19 e 23 de setembro a Semana da Inclusão, um momento bastante oportuno para promover uma reflexão com nossos estudantes acerca do respeito aos portadores de deficiência.
Coordenada pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais da escola (SRM), professora Milena Régia, a semana da inclusão foi composta pelas produções de danças, poemas, documentário e artes visuais e plásticas pelos alunos atendidos na referida sala. Tais produções foram expostas aos estudantes nos dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira, respectivamente).
Na quinta-feira, os estudantes assistiram ao documentário "A inclusão de alunos especiais na APAE Cariré e na Escola Marieta Cals", produzido pelos alunos especiais da Escola Marieta Cals, em parceria com a APAE Cariré. O intuito do documentário foi mostrar como ocorre a inclusão nestas duas instituições, em que a APAE começa o processo inclusivo que, posteriormente no ensino médio, serão continuado na Escola Marieta Cals.
Ainda no dia 22 houve a exposição de artes plásticas produzidas por estudantes especiais, bem como de cartazes mostrando o potencial que os alunos especiais têm, ressaltando que eles podem realizar atividades idênticas às das pessoas sem deficiência. Também foram expostos os materiais de que a SRM dispõe, como escrita braille, sorobã, bem como o alfabeto em LIBRAS.
O dia 23 foi reservado para as apresentações culturais. Promovendo um intervalo diferenciado, aconteceram nesta data as apresentações de dança, leitura de poemas e apresentações musicais de alunos da SRM.
O evento foi avaliado como muito positivo pela professora Milena Régia, a qual destaca o caráter de conscientização do momento, bem como o respeito e a acolhida manifestados por nossos estudantes para com os alunos especiais. 
A citada professora também se mostrou bastante agradecida à APAE de Cariré, não só por toda a colaboração na produção do documentário, mas também pelas belas apresentações de dança promovidas na escola.

PARA CONFERIR O DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO, CLIQUE NO LINK ABAIXO: