Câmara Municipal de Cariré realizou sessão ordinária ontem (18), prestando homenagem ao 120º aniversário de nascimento do patriarca Elísio Aguiar; e aprovação de votos de pesar à família enlutada do marchante "Vicente Rugel"

Momento em que o vereador Dr. Guarani Martins ocupava a tribuna da Câmara Municipal de Cariré-CE.
Sob a presidência do vereador Doriedes Honório de Sousa, a Câmara Municipal de Cariré realizou mais uma sessão ordinária ontem, sábado (18), quando usaram a tribuna do Plenário Zélia Martins Ramos Barros, os vereadores Dr.Guarani Martins, que falou sobre os festejos religiosos de São Francisco, no distrito de Jucá, e convidando a todos para participar da tradicional festa religiosa; e Francisco Nery Neto, que leu uma sucinta biografia sobre o grande líder político e comerciante Raimundo Elísio Frota Neto, que no próximo dia 21 de outubro, estaria completando 120 anos de nascimento. Ele faleceu em Fortaleza, no dia 31 de maio de 1990.

 
Antes do final da referida sessão foi aprovado um voto de pesar à família enlutada de Vicente Rogério de Paiva, mais conhecido de todos por "Vicente Rugel", o qual faleceu em sua residência, prematuramente, no último dia 11de outubro de 2014. 

"Vicente Rugel" foi marchante do mercado público municipal de Cariré, por vários anos, e era um cidadão benquisto pela comunidade de Cariré, deixando viúva a professora aposentada Rosa Torquato.

Momento em que o vereador Nery Neto lia a biografia de Raimundo Elísio Aguiar, na tribuna da Câmara Municipal de Cariré-CE.
Raimundo Elísio Frota Aguiar
Eis a biografia de Raimundo Elísio Aguiar, lida pelo vereador Nery Neto:"Raimundo Elísio Frota Aguiar nascido aos 21 dias do mês de outubro de 1894, em Coreaú-Ceará.Em 1910 foi trabalhar no território do Acre. Em 1918 voltou ao Ceará.Com recursos que ganhou sendo seringueiro durante 8 anos, queria ser comerciante. Seu pai, Felinto Aguiar, morava em Massapê. Raimundo Elísio Aguiar era o primogênito dos 20 irmãos. Ele foi orientado pelo Sr.João Pontes, de Massapê, a situar-se numa localidade que estava surgindo à beira da estrada de ferro, chamada Cariré, estrada essa recentemente inaugurada. Logo que chegou foi ser comerciante e se destacou rapidamente. Entrou nos embates políticos e junto com outros comerciantes encabeçou a luta pela emancipação política de Cariré, Logrando, depois de muita luta, no dia 16 de setembro de 1929, a liberdade e a independência de Sobral, do qual Cariré era distrito.

Raimundo Elísio Aguiar foi eleito prefeito, depois interventor, na era Vargas, por 10 anos, ininterruptamente. Ainda hoje deixou sementes na política. Pai do atual vice-prefeito de Cariré, Elmo Roberto Aguiar, o qual já foi vereador, vice-prefeito por duas vezes, presidente da Câmara Municipal de Cariré, duas vezes, e prefeito eleito uma vez. 

Hoje, Elmo Roberto é o atuante vice-prefeito do nosso Município, ao lado do maior benfeitor de obras em Cariré, prefeito Antônio Martins, em apenas seis anos de mandato".