Realizada com êxito a Capacitação Para Conselheiros Municipais do CME, do CAE, do CACS-FUNDEB e membros do FME



A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Educação, promoveu nos dias 17 e 18 de março, a Capacitação Para Conselheiros Municipais do CME, do CAE, do CACS-FUNDEB e membros do FME, com os objetivos de capacitá-los para a atuação qualificada junto a esses órgãos, propugnando pela efetivação da gestão democrática da educação no município de Cariré, além de fomentar o fortalecimento do CME, do CAE, do CACS-FUNDEB e do FME; estimular o regime de colaboração entre o CME, o CAE, o CACS-FUNDEB, o FME e outros órgãos; orientar conselheiros e membros do FME nos estudos da legislação educacional; discutir a normatização, estrutura e atuação do CME, do CAE, do CACS-FUNDEB e do FME. 




A formação teve como facilitador o renomado professor Raimundo Nonato Nogueira Lima, mestre em Educação Brasileira.


A primeira dama e dinâmica secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, esteve presente à abertura da formação, e afirmou que "os Conselhos Municipais de Educação, da Alimentação Escolar, do CACS-FUNDEB e o Fórum Municipal de Educação de Cariré são órgãos de ampla representatividade, cuja atuação qualificada depende da boa articulação dos seus respectivos membros e, bem como, da compreensão sobre a importância de seus papéis, do compromisso com a educação de qualidade e com a participação democrática".


Durante a realização da formação, com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, foram utilizados métodos de apresentação das temáticas, oficinas com discussão de conteúdo, estudo individualizado e reflexão coletiva, círculo para troca de conhecimentos, construção de conceitos e de modelos de documentos legais. Utilizada ainda a exposição dialogada das temáticas, a apresentação em slides, a leitura de textos (individual e coletiva) e a “elaboração” de documentos (esboços).


Ao final da formação, todos os participantes receberam seus certificados.
 (OBS:Clicar na imagem, para visualizar em forma de POSTER!) 

Do total estimado de 106 participantes, estiveram presentes: 20 Conselheiros do CME, titulares e suplentes; 14 Conselheiros do CAE, titulares e suplentes; 22 Conselheiros do CACS-FUNDEB, titulares e suplentes; 44 Membros do FME, titulares e suplentes; 06 Técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

Cariré esteve presente à formação dos "Agentes de Leitura", realizada em Viçosa do Ceará; Projeto Agentes de Leitura 2014 terá início em abril, com atividades de ação cultural e justiça social



O município de Cariré, estado do Ceará, foi contemplado pela primeira vez com o Projeto Agentes de Leitura 2014. A formação dos agentes foi realizada no município sede de Viçosa do Ceará, de 11 a 13 de março, no espaço cultural – Teatro Dom Pedro II, e foi ministrada pelas coordenadoras Norma Santana e Maura Isidório, da Coordenadoria Política do Livro e da Leitura (Copla/Secult).
                  

Estiveram presentes os municípios contemplados da região do Litoral Oeste/Ibiapaba: Viçosa do Ceará, Reriutaba, Martinópole, Croatá, Chaval e Cariré. Nosso Município esteve sendo representado pela secretária da Cultura, Regina Farias, acompanhada dos demais agentes de leitura, abaixo mencionados:



Agentes de Leitura do município de Cariré:
Alexsandra Gomes Braga – Boa Esperança
Elioneide Paiva Ferreira –  Tapuio
Maria de Jesus Lopes de Brito –  Arariús
João Paulo Lima Moreira –  Cacimbas
Kécilla Lopes Castro –  Cacimbas
Antonio Flávio Braga Martins – Coordenador regional

Realização:
Governo do Estado do Ceará,  através da Secretaria da Cultura (Secult).
Governo Municipal de Cariré,  através da Secretaria da Cultura,  em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

O que é o Projeto Agentes de Leitura?

O Projeto  Agentes de Leitura é uma ação não apenas cultural, mas de justiça social. As atividades do projeto iniciarão no mês de abril, com duração de 10 meses. Os agentes de leitura selecionados do município atuarão como mediadores de leitura junto às famílias das suas localidades, devidamente inscritas no Cadastro Único do governo federal.