CONVITE - Dia 21/11/2013, às 7h30, haverá o Fórum Municipal da Rede Cegonha de Cariré, no auditório da Fábrica de Cultura

DIVULGAÇÃO: Prefeitura Municipal de Cariré - CE / Secretaria da Saúde

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) está promovendo de 11 a 20 de novembro, Capacitações de Educação entre Pares, voltadas às formações dos adolescentes

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Núcelo de Apoio à Sáude da Família (NASF)
GALERIA 01 - Programa Saúde na Escola - Educação entre Pares 
Tema: Prevenção das DST, HIV e Aids 
GALERIA 02 - Programa Saúde na Escola - Oficina para a educação entre pares
Tema: Gêneros 

GALERIA 03 - Programa Saúde na Escola - Oficina para Educação entre Pares 
Tema: Adolescências, Juventudes e Participação 
GALERIA 04 - Programa Saúde na Escola - Oficina para Educação entre pares 
Tema: Raças e Etnias 


Está sendo realizado no município de Cariré, de 11 a 20 de novembro de 2013, capacitações com adolescentes para a educação entre pares. Essa metodologia de Educação entre Pares é uma linha de subsídio para as atividades do Programa Saúde na Escola, que estabelece novos parâmetros para a formação de adolescentes no campo da sexualidade e saúde reprodutiva, diversidade sexual, da educação sobre drogas e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas relevantes.

A educação entre pares, como o próprio nome já sugere, é um processo de ensino e aprendizagem em que os adolescentes que estão sendo capacitados, irão atuar como facilitadores de ações e atividades com e para outros adolescentes, ou seja, os seus pares. A proposta é que ao final dessas oficinas que hoje estão sendo facilitadas por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, os adolescentes capacitados sejam os responsáveis tanto pela troca de informações quanto pela coordenação de atividades de discussão e debate junto a seus pares, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.

As oficinas que estão sendo realizadas não são apenas momentos de repasse de informações, mas momentos de questionamentos e de aprofundar o conhecimento que os adolescentes tem a respeito de temas presentes na sociedade, e que, muitas vezes, são tratados de maneira equivocada ou com preconceitos.

A Educação entre Pares é conduzida em âmbito federal pelo Ministério de Saúde e pelo Ministério da Educação. As razões para se optar pela educação entre pares são muitas. A primeira delas, é que adolescentes conversam de “igual pra igual” com seus pares sobre diferentes assuntos, incluindo sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva. Outro motivo importante é que esses adolescentes tem como base a própria comunidade em que vivem. Sendo assim, conhecem a realidade dos outros adolescentes e organizam atividades mais próximas da cultura local.

AUTORA DO ARTIGO:
Gleiciane Costa - psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do município de Cariré/CE.

CONEXÃO À WEB - Mais 39 cidades ligadas ao Cinturão Digital; Cariré está na lista dos municípios aprovados

Internet gratuita deverá ser disponibilizada nas praças dos municípios e também em todas  as escolas públicas
FONTE: Caderno de Negócios do "Diário do Nordeste"
O Cinturão Digital – rede de 3 mil quilômetros (Km) de fibra óptica construída e operada pelo governo do Estado – deverá ter mais 39 municípios conectados nos próximos meses, segundo revelou ontem o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. Com isso, além dos órgãos de cada prefeitura contarem com internet banda larga, os estudantes das escolas públicas terão acesso à web nos computadores das instituições e a população em geral terá internet wi-fi gratuita em duas das praças de cada uma das cidades.

Estas são as exigências básicas feitas às prefeituras e expressas no edital lançado pela Etice e que terá a divulgação oficial das cidades aprovadas feita hoje, de acordo com Carvalho.

“O nosso objetivo é massificar o acesso da população cearense à internet, e com qualidade. Chega desse negócio de ‘tá lento’. Vamos oferecer um serviço tão bom quanto o que é oferecido em Fortaleza”, garantiu o presidente da Etice.

Atualmente, apenas Banabuiú, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral, Tauá e Viçosa têm contrato com a empresa estadual para conexão na rede de fibra óptica. Com a entrada de mais 39, Carvalho disse acreditar que os gestores devem estar atendendo “ao grande interesse dos habitantes neste serviço”.

O prazo para que os prefeitos viabilizem a conexão deve ser de 90 dias, a exemplo do primeiro edital lançado pela Etice.

Mais barato para as cidades

Das vantagens para as prefeituras de se conectarem ao Cinturão Digital, o presidente da Etice destaca o preço cobrado pelo Estado. Comercialmente, “5 megabits por segundo de velocidade custam R$ 16 mil para as prefeituras”. Já a conexão no Cinturão “custa R$ 3 mil por 150 megabits por segundo”.