Cariré ganha base descentralizada do SAMU, que prestará atendimentos emergenciais à população durante as 24 horas

Na manhã desta sexta-feira, dia 26 de junho, Cariré ganhou uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192. A base do SAMU foi instalada ao lado do Hospital Municipal de Cariré (HMC) e vai funcionar 24 horas nos sete dias da semana, com uma equipe de socorristas de plantão e ambulância à disposição da população.

Crédito: Edilson Fotografias

O prefeito municipal de Cariré, Elmo Aguiar, em contato telefônico com a nossa reportagem, assim declarou: "Primeiro quero agradecer o apoio e a dedicação da deputada estadual Augusta Brito, para a gente conseguir essa base do SAMU para nosso Município, que nos acompanhou desde o começo junto ao governador; agradecer ao Governo Federal, ao Governo do Estado e esforços do Município, para que isso se concretizasse... E no dia que alguém precisar do serviço do SAMU, que não vá logo à base local do SAMU, pois primeiro tem que ligar para o 192, isso tem que ser bem divulgado, porque ninguém aqui pode ter acesso ao serviço, se não for através do telefone 192, que é uma Central de Regulação, pois lá eles fazem a checagem para evitar o chamado trote, então isso tem que ter um controle muito grande e isso é feito pela Central de Sobral".

"Essa é uma conquista muito importante para toda a população de Cariré", destacou o prefeito Elmo Aguiar, ressaltando também "que todo esse investimento que está sendo feito tem como objetivo garantir um atendimento mais rápido aos casos de urgência e emergência, resguardando a vida de quem mais precisa do serviço". 

"O Governo Municípal realizou investimentos na reforma e readequação da casa para funcionar a base do SAMU. A ambulância foi doada pelo Governo Federal, a equipe de profissionais será custeada pelo Governo do Estado, mas, alimentação, moradia, vigias e zeladores da base do SAMU 192 serão custeados pela Prefeitura Municipal de Cariré", destacou Elmo Aguiar.

Por sua vez, disse ainda o prefeito Elmo Aguiar que escolheu como prioridade máxima em sua gestão, a educação e a saúde. Quanto à saúde, apesar de passar por várias dificuldades, e graças aos esforços realizados no começo de sua administração, "a gente está se estruturando para atender bem a nossa população", ressaltou o prefeito Elmo Aguiar.

Encerrando a entrevista virtual, o prefeito Elmo Aguiar faz questão de ressaltar o trabalho e a dedicação da secretária de Saúde de Cariré, Napoline Melo, juntamente com toda a sua equipe de valorosos e dedicados profissionais da saúde.

A base do SAMU em Cariré está bem estruturada com uma sala de controle que funciona também como recepção, DML, alojamentos com banheiros, copa, cozinha e uma garagem coberta para a viatura. Tudo isso será utilizado por uma equipe capacitada, composta por técnico de enfermagem e motorista socorristas.