Comissão Pró-Selo Unicef promoveu a Reunião Intermediária com apresentação de propostas para melhoria de indicadores sociais relacionados às crianças e adolescentes de Cariré-CE

Ontem, quinta-feira, 27 de junho, no auditório da Escola Francisco Hermínio, aconteceu a Reunião Intermediária do Selo Unicef - Edição 2017-2020. Nela foi possível verificar onde Cariré se encontra atualmente em relação aos indicadores e traçar as ações a serem feitas até o final da edição. Estiveram presentes à reunião representantes de órgãos do Governo Municipal e da Sociedade Civil.

A abertura da reunião contou o pronunciamento da primeira-dama Mirna Lima Aguiar, que esteve representando o prefeito de Cariré, Elmo Aguiar, apresentou as boas-vindas e conclamou a todos os participantes da plenária, para lutar pela conquista de mais uma edição do Selo Unicef para o município de Cariré-CE.

Logo em seguida, a adolescente Vitória, representando o NUCA de Cariré, declamou uma poesia alusiva aos direitos da criança e do adolescente.

Por sua vez, o articulador municipal do Selo Unicef - Edição 2017-2020, Rean Estrella, através de data-show, apresentou os objetivos do Município para a conquista do Selo Unicef, e mostrou a todos presentes à reunião como estão os indicadores relacionados à criança e adolescente, quais estão positivos, além forma de se trabalhar em cima dos indicadores negativos.

Após a formação e debates realizados pelos Grupos de Trabalhos, várias propostas para melhoria dos indicadores do Selo Unicef - Edição 2017-2020, foram levadas à plenária da reunião, por parte dos Eixos da Saúde, Educação, STDS/CMDCA e NUCA. Confiram algumas dessas propostas nos vídeos abaixo:


(Clicar no "play" para assistir o vídeo!)
1) SAÚDE, que teve como facilitadora a enfermeira Arminda Evangelista Moraes, da Secretaria da Saúde de Cariré, que abordou diversos temas, como: crianças menores de 5 anos com peso alto para idade, nascidos vivos de meninas de 10 a 14 anos, gestantes com sífilis realizando tratamento, dentre outros.


(Clicar no "play" para assistir o vídeo!)
2) EDUCAÇÃO, tendo como como facilitador o professor José Maria Rocha da Secretaria da Educação de Cariré, que abordou os temas: taxa de abandono do ensino fundamental e distorção idade nas séries.


(Clicar no "play" para assistir o vídeo!)
3) STDS / CMDCA, que teve como facilitadores Edvani Gonçalves e Beatriz Farias, que trabalharam os seguintes temas: Crianças de até 1 ano de idade com registro civil, BPC na escola, medidas socioeducativas e alterações no Plano de Ação para beneficiar as crianças e adolescentes do município de Cariré.

(Clicar no "play" para assistir o vídeo!)
4) NUCA, que teve como facilitador Flávio Braga Martins, com a previsão de datas para os desafios do Nuca, além de ser  intensamente trabalhado o indicador percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TRE.

Agradecimentos do Articulador
No encerramento de todos os trabalhos, Rean Estrella, articulador municipal do Selo Unicef - Edição 2017-2020, fez um pronunciamento final de agradecimento: "Obrigado, a todos que colaboraram de várias formas para que esse evento acontecesse. Agradeço, também, a presença de cada participante e ratifico a importância de estarmos contruindo juntos o Cariré que queremos deixar para nossos filhos e netos, lembrando que o Selo é algo simbólico, pois o que importa mesmo é o legado que deixaremos para as crianças de nossos município", concluiu Rean Estrella.


📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 
VEJA MAIS FOTOS DA REUNIÃO INTERMEDIÁRIA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Saúde de Cariré promoveu o encontro de ajuste dos trabalhos intersetoriais para melhoria dos atendimentos à população

 
 📷 Fala da secretária da Saúde de Cariré, Napoline Melo.

📷 Coordenadora do CAPS-Cariré, enfermeira Francisca Ribeiro da Ponte

Nesta quinta-feira, 27 de junho, à tarde, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré promoveu um encontro entre equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para ajustar os trabalhos intersetoriais, com a finalidade de prestar um melhor e mais qualificado serviço de atendimento, cuidado especializado e continuado aos pacientes com todo e qualquer adoecimento psíquico, usuários dos serviços do SUS atendidos pela rede municipal de saúde. 

📷 Flávia Melo, psicóloga do NASF

Segundo declarações Flávia Melopsicóloga do NASF"o momento foi de grande valia para que os profissionais colocassem  as potencialidades e fragilidades da rede, e juntos chegassem a um bem comum, assim como também, usaram o momento para atualizar e potencializar os conhecimentos".

Esteve também presentes ao encontro, prestando apoio técnico, a coordenadora de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde de Cariré, enfermeira Angelina Melo Mesquita.