Secretaria da Educação de Cariré promoveu o encontro de capacitação para realização das Conferências da Etapa Escolar e da I Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista 


No dia de ontem (06/08), aconteceu no pátio da Secretaria Municipal da Educação, o encontro de capacitação para a realização da I Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente de Cariré, que terá como tema central: "Vamos Cuidar de Cariré com Escolas Sustentáveis" e subtemas: "Água, Fogo, Terra, Ar". Participaram da referida capacitação os diretores de escolas da rede municipal de Ensino Infantil e Fundamental e membros da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), além do secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araújo, os quais foram orientados sobre as normas para a realização das conferências que serão realizadas nas escolas municipais até o dia 20 de agosto de 2013, quando será escolhido o melhor projeto de ação em prol do meio ambiente, além de um delegado que irá representar a escola na I Conferência Municipal Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente, a qual será realizada no dia 23 de agosto de 2013, tendo como local o auditório da Fábrica de Cultura, nesta cidade. Vale ressaltar que na magna conferência será escolhido o melhor projeto e o delegado que estará representando o município de Cariré nas próximas etapas Regional, Estadual e Nacional.

A I Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente será promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Francisco Douglas Farias
Segundo declarações do secretário executivo Francisco Douglas Farias, "Cariré está de parabéns, pois irá realizar 13 pré-conferências na etapa escolar  e, consequentemente, elaborando os 13 projetos de ação para o desenvolvimento e melhoria das escolas sustentáveis. Parabéns ao prefeito Antônio Martins, e à primeira dama e secretária municipal da Educação, Virgina Souza Aguiar, pelo brilhante trabalho que os mesmos vêm realizando em prol da melhoria da educação básica dos jovens e adultos de Cariré".



FOTO:Facebook de Douglas Farias






RELAÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS QUE REALIZARÃO CONFERÊNCIAS INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE:




LOCALIDADE

                                 ESCOLA

DATAS
01
Almas
Domingos Ribeiro de Paiva
Ao critério de cada escola 
02
Alto dos Honório
Lucas Rodrigues de Brito
Ao critério de cada escola  
03
Alto Feliz
Monsenhor Antonio Cândido de Melo
Ao critério de cada escola  
04
Anil
Tenente Avelino Gomes
Ao critério de cada escola  
05
Arariús
Filinto Aguiar
Ao critério de cada escola  
06
Boa Esperança
Evangelina Feijão
Ao critério de cada escola  
07
Cacimbas
Inácia Rodrigues Moreira
Ao critério de cada escola  
08
Daniel
Raimundo Dico Monteiro
Ao critério de cada escola  
09
Jucá
José Patrocínio Braga
Ao critério de cada escola  
10
Juré
Coronel João Fernandes
Ao critério de cada escola  
11
Sede
Cefisa Aguiar
Ao critério de cada escola  
12
Pedra Preta
Ernesto Alexandre Silva 
Ao critério de cada escola  
13
Tapuio
Adauta Mocinha Barros Rocha
Ao critério de cada escola  
14
CARIRÉ
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL INFANTO JUVENIL E MEIO AMBIENTE.
23 / 08 / 2013


Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

CONVITE - Amanhã (08/08), às 9:00h, haverá a reunião para reestruturação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Cariré

FOTO/DIVULGAÇÃO:Secretaria do Meio Ambiente de Cariré (CE)

Secretaria Municipal da Saúde de Cariré promoverá de 5 a 9 de agosto/2013, a Semana do Aleitamento Materno


A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré promoverá de 05 a 09 de agosto, a Semana do Aleitamento Materno - "Agosto Dourado", que este ano tem como tema central "Tão importante quanto amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você". Estão engajados na realização do evento, médicos, enfermeiros e agentes de saúde das equipes de Saúde da Família (PSF).

Conforme o cronograma previamente elaborado pela Secretaria da Saúde de Cariré, as ações a serem realizadas durante a Semana do Aleitamento Materno, são as seguintes:


1. Aconselhamento em amamentação, com a entrega do laço dourado.
Local: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Municipal e CRAS. Publico alvo: Profissionais de saúde, gestantes, nutrizes e familiares.

2. "Hora do Mamaço"
Local: Um local na área de atuação do profssional de saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde lança o deafio para as mães de amamentarem seus bebês e, ao mesmo tempo, reunindo todas as mães em um grande encontro, além de pedir às mães que expressem em palavras as emoções de amamentar.

3.Realização de mini palestras em sala de espera, destinada ao público de todas as idades, com divulgação através de vídeo.

Pauta da reunião do CMS de Cariré abordou os seguintes temas: Grupos da população vulneráveis, Campanha de Vacinação Antirrábica Animal e controle da água para consumo humano

 FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

No último dia 5 de agosto, na Casa dos Conselhos, os membros do Conselho Municipal da Saúde (CMS) estiveram reunidos, para tratar de vários assuntos pertinentes à área de saúde pública. Dirigiu os trabalhos o presidente do CMS de Cariré, Francisco Douglas Farias, que fez uma breve explanação sobre o que seria discutido na reunião mensal do mês de agosto de 2013, destacando-se o ofício nº 010/2013, que foi enviado pelo Conselho Estadual de Saúde (CESAU), o qual solicitava informações com relação à situação de vulnerabilidade do município de Cariré, sendo então informado àquele órgão que os grupos populacionais em situação vulnerável são a população negra, LGBT e camponeses.

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Por sua vez, quem também realizou uma palestra informativa aos membros do CMS de Cariré, foi a dra. Jaliana Holanda Nascimento dos Santos, médica veterinária do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, a qual falou sobre a antecipação da vacinação antirrábica animal, levando-se em conta que o município de Cariré conta com um estoque muito grande de vacinas, destacando ainda que na recente Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada no mês de junho/2013, foram vacinados 2.378 cães e 1.047 gatos, totalizando 3.425 animais imunizados. Ela parabenizou os agentes de endemias, em virtude do ótimo desempenho dos mesmos, durante a vacinação. Na ocasião, dra. Jaliana Holanda já divulgou a próxima Campanha de Vacinação Antirrábica, com data marcada para ser realizada no dia "D": 14 de setembro de 2013.

Por outro lado, Jaliana Holanda também falou sobre o relatório dos laudos da água para consumo humano, divulgando o cronograma das rotas das coletas de água, as quais foram realizadas de janeiro a junho de 2013, na sede municipal e nos seguintes distritos e/ou localidades: Almas, Aroeiras, Daniel, Boa Esperança, Alto Feliz, Arariús, Cacimbas, Manoel Carlos, Caveira, Alto dos Honório, Santana, São Tomé, Muquém de São Pedro, Caiçara, Lagoa de Fora, Tapuio, Flores, Várzea da Cacimba, Estaca Zero, Boa Vista dos Alves, Barrocas, Meio Dia, Serrote Branco, Tapera, Riacho Seco, Tanques, Riachão, Riacho Fundo, Floresta, Salgado, Muquém de Santo Antônio, Angicos, Engenho Queimado e Açude Guanabara.