Grupo de Reisado Cultura Nordestina de Muquém realizou apresentações itinerantes em cidades e localidades da região Norte

FOTO: SECRETARIA DA CULTURA, TURISMO, ESPORTE E JUVENTUDE DE CARIRÉ


O Grupo de Reisado Cultura Nordestina de Muqúem, encerrou no último dia 06 de janeiro (Dia de Reis), a apresentação itinerante, na localidade do Juré. O mencionado grupo de reisado promove sua manifestação folclórica nas ruas, visitando casas e municípios, quando são convidados. Conta com o apoio total do Governo Municipal de Cariré e da Secretaria da Cultura Turismo Esporte e Juventude.

O Grupo de Reisado Cultura Nordestina de Muquém compõe o patrimônio histórico e cultural do Município de Cariré. Assim como nas culturas de tradição, a crença na força das palavras, dos gestos, dos cânticos, da dança, a forte relação com a ancestralidade, o respeito aos antepassados como uma obrigação sagrada, são características presentes no universo desse grupo que é passado de geração em geração, na maioria das vezes, de pai para filho. No Grupo de Reisado Cultura Nordestina de Muquém, citamos como exemplo, o senhor Izidio, brincante de reisado, que é acompanhado pelo filho, o jovem Aurélio Teles, coordenador do mencionado grupo.
Secretarias parceiras: Secretaria de Transportes e Secretaria de Administração e Finanças

PROGRAMAÇÃO
Apresentações itinerantes:
Dia: 29/12- Abertura do Projeto “ Grupos de Tradições Natalinas” – Cariré -Centro
Dia: 01/01- Jaibaras/Sobral- Cariré Velho-Reriutaba
Dia: 02/01- Alto dos Honorio- Santana
Dia 03/01 – Reriutaba- Bom Lugar/Amanaiara
Dia: 04/01- Cacimbas/Angicos/Alto Feliz
Dia 05/01- Muquens/ Rosilha/Caveira
Dia 06/01 – Encerramento – Dia de Reis - Juré

AUTORA DA MATÉRIA:
Regina Farias
- Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Cariré.











FOTO:ARQUIVO

3.000 pessoas visitaram o "Cantinho do Papai Noel", na cidade de Cariré




FOTOS: SECRETARIA DA CULTURA, TURISMO, ESPORTE E JUVENTUDE DE CARIRÉ

Desde 2009, a ornamentação do "Cantinho do Papai Noel" e com a presença da figura do Papai Noel, estão mais presentes na vida das crianças, de todos os carireenses e visitantes, durante as festas natalinas. Uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria da Cultura Turismo Esporte e Juventude.

O "Cantinho do Papai Noel" foi ornado com todo o aparato natalino para receber o "Bom Velhinho" e aberto a toda comunidade carireense e visitantes. As pessoas que visitaram o cantinho, “disseram estar em um lugar aconchegante e acolhedor”. Recebemos em média três mil pessoas, dentre alunos da rede municipal, estadual, particular, universitários, idosos, comunidade carireense e visitantes, no período de 03 de dezembro de 2011, na abertura do Natal Cariré de Luz, indo até o dia 06 de Janeiro de 2012, quando do encerramento das atividades, dedicado ao Dia de Reis.
Municípios que estiveram nos visitando: Canindé, Forquilha, Groaíras, Varjota, Fortaleza Sobral, Alcântaras.
Secretarias parceiras: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Administração e Finanças, Secretaria da Educação e demais secretarias.

AUTORA DA MATÉRIA:
Regina Farias - Secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Cariré.









FOTO:ARQUIVO

Grupo Pastoril Dance Bem de Cariré esteve se apresentando na VIII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, em Fortaleza

FOTOS: SECRETARIA DA CULTURA, TURISMO, ESPORTE E JUVENTUDE DE CARIRÉ



O Grupo de Pastoril Dance Bem de Cariré esteve participando no último dia 05 de janeiro, da VIII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz. que aconteceu no período de 04 a 08 do corrente mês, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza.
O evento contou com a participação de diversos grupos de manifestações natalinas de todo o Estado, tais como: Grupos de Reisado, Pastoril, Boi, Coral, Lapinha, Presépio Vivo, dentre outros, grupos esses que foram os mais pontuados nas etapas regionais e outros convidados pela produção do evento.

O Pastoril Dance Bem de Cariré, por sua vez, foi o mais pontuado na etapa regional do Vale do Acaraú, que aconteceu em Cariré. Vale ressaltar que participaram ainda da VIII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, a Lapinha Viva Nossa Senhora de Fátima de Canindé e o Grupo Flauta Doce de Groaíras, ambos também pontuados na etapa regional realizada em nossa cidade.

Na ocasião, esteve acompanhando o Pastoril Dance Bem, o coordenador de Cultura do Município de Cariré, Marcelo Alves, um dos responsáveis pelo grupo e, que pretende a partir dessa iniciativa, contribuir ainda mais para o total resgate e fortalecimento do Pastoril na cidade de Cariré. Vale lembrar que o Grupo Pastoril Dance Bem é apoiado pelo Governo Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude.

AUTOR DA MATÉRIA:
Marcelo Alves - coordenador de Cultura Inovadora do Município de Cariré.










FOTO:ARQUIVO