Cariré festeja a Semana da "Festa Anual das Árvores", no período de 24 a 30 de março/2012

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES




No período de 24 a 30 de março de 2012, estará sendo realizada a programação da Festa Anual das Árvores, numa promoção da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Agronegócio e Pecuária e a da Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, com o objetivo de despertar nos alunos a consciência ecológica em relação a importância das árvores e manifestar na comunidade escolar o engajamento no projeto de arborização das escolas da rede municipal de ensino, sendo o público alvo, os alunos do Ensino Fundamental I e II, baseando-se no fato de que as árvores são fundamentais para a qualidade do ar que respiramos, pois elas produzem oxigênio (O²) e absorvem gás carbônico (CO²), purificando o ar e, além disso, produzem sombras que evitam a exposição das pessoas aos raios solares.

PROGRAMAÇÃO

24/03/2012 (Sábado) - Manhã - FEIRA LIVRE
Visita nas Escolas
Minuto ambiental”, distribuição de mudas, bonés e folders

26/03/2012 (Segunda-feira) Tarde
Escola Francisco Hermínio Ponte - Sede

27/03/2012 (Terça-feira) Tarde
Escola Tenente Avelino Gomes - Anil

28/03/2012 (Quarta-feira) Manhã
Escola Lucas Rodrigues de Brito - Alto dos Honório

28/03/2012 (Quarta-feira) Tarde
Escola Mons. Antônio Cândido de Melo - Alto Feliz

29/03/2012 (Quinta-feira) Tarde
Escola Domingos Ribeiro de Paiva - Almas

30/03/2012 (Sexta-feira) Tarde
Escola Inácia Rodrigues Moreira - Cacimbas

“Se entendêssemos a importância do ar, a grandeza de uma árvore seria a nossa maior riqueza, talvez nossas raízes fossem fortes e suportassem nossas falhas e o futuro estaria garantido”.

FOTO: REPRODUÇÃO WEB

Realizado no período de 21 a 24 de março, o Curso de Horta Orgânica, na localidade de Anil

FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES






A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e em parceria com o Centro de Referência de Assistência a Família-CRAS Rural de Anil e o Eixo Educação Para o Semiárido do Selo Unicef, promoveu o Curso de Horta Orgânica, naquela localidade, no período de 21 a 24 de março, nos turnos da manhã e tarde, com duração de 40 horas/aula. Segundo o instrutor do referido Curso, Jailson de Sousa Morais, do SENAR-CE, o objetivo da realização do mesmo foi capacitar os moradores da comunidade local, com a finalidade de aprenderem a produzir alimentos saudáveis sem agrotóxicos. Os alunos participantes do Curso de Horta Orgânica também estarão recebendo seus certificados.

As aulas teóricas do mencionado Curso foram realizadas na sede do CRAS Rural, quando houve a participação de pais de alunos da Escola Tenente Avelino Gomes, da localidade de Anil. Já as aulas práticas foram realizadas na fazenda do senhor Antônio Djacir Melo Freire, na zona rural de Anil.

Estiveram presentes à cerimônia de encerramento do Curso de Horta Orgânica, realizada na sede do CRAS Rural, o assistente social Virgílio Félix de Lima, representando a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, e o coordenador do CRAS Rural, Flávio Braga Martins.