Prefeitura de Cariré / Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoverão a Festa Anual das Árvore de 22 a 25 de março; veja a programação

A Prefeitura de Cariré-CE, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) promoverá, nos dias 22 a 25 de março, a Festa Anual das Árvores, que este ano tem como tema: "Celebrando as espécies nativas do Ceará". Serão realizadas palestras, roda de conversa sobre Árvores Nativas e Matas Ciliar, exibição de filme sobre a temática, plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas da nossa região e Passeio Ecológico “Nas Trilhas da Mata Nativa e Ciliar” – nas margens do Rio Acaraú (Pedra da Júlia – Povoado de Anil), dentre outras ações a serem realizadas.

A Festa Anual das Árvores visa difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos. (Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965).

A abertura oficial do evento será na próxima terça-feira (22/03), a partir das 8h30min, com o plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas da nossa região no Parque Ecológico Eriberto de Sá Ponte (Polo de Lazer), tendo como público alvo: Alunos, Professores e Gestores Municipais.

A Festa conta com o apoio da Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Agente Jovem Ambiental (AJA), Câmara Municipal de Cariré e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), além de contar com as parcerias Secretarias Municipais, Escolas Municipais, EEM Dona Marieta Cals, EEEP Guiomar Belchior Aguiar Belchior Aguiar e CEI Profª. Vilene Correia Portela.

Cronograma da Festa Anual das Árvores de 2022:

Dia 22/03 (Terça-feira): Abertura Oficial do Evento
Horário: 08:30 horas:
Atividades: Plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas da nossa região;
Público alvo: Alunos, Professores e Gestores Municipais;
Local: Parque Ecológico Eriberto de Sá Ponte (Polo de Lazer);

Turno da Tarde: Roda de Conversa sobre Árvores Nativas e Matas Ciliar da Região.
Objetivo: Conhecer as árvores nativas e a mata ciliar da nossa região e sua biodiversidade;
Público alvo: Alunos e Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II das escolas públicas do município;
Local: Escolas Públicas da sede e do interior do município;
Responsável: Prefeitura Municipal, Secretarias do Meio Ambiente, AJAs, Comdema, demais Secretarias Municipais e Núcleos Gestores das escolas envolvidas.

Dia 23/03 (Quarta-feira): Cinema Ambiental
Objetivo: Discutir a importância das árvores para a vida e sua influência na cultura e crença dos povos;
Público alvo: Alunos e Professores da Rede Municipal de Ensino;
Local: Salas de Multimídias das Escolas; Responsável: Prefeitura Municipal, Secretarias do Meio Ambiente, AJAs, Comdema, demais Secretarias Municipais e Núcleos Gestores das escolas envolvidas. Dica de Filmes: O Homem que plantava árvores; Lórax – Em busca da trúfula perdida; Dentre outros de livre escolhas...
Responsável: Prefeitura Municipal, Secretarias do Meio Ambiente, AJAs, Comdema, demais Secretarias Municipais e Núcleos Gestores das escolas envolvidas.

Dia 24/03 (Quinta-feira)
Atividades: Plantio e Adoção de Árvores Nativas e Frutíferas.
Objetivo: Realizar o plantio das mudas e incentivar os alunos e professores a adoção das espécies plantadas, em que cada pessoa ou grupo de pessoas adotará uma árvore, responsabilizando-se por cuidar dela por, no mínimo um (01) ano;
Público alvo: Alunos e professores das escolas públicas do município;
Local: Creche Vereador Eduardo Durval de Brito (Proinfância);
Responsável: Prefeitura Municipal, Secretarias do Meio Ambiente, AJAs, Comdema, demais Secretarias Municipais e Núcleos Gestores das escolas envolvidas.

Dia 25/03 (Sexta-feira)
Atividade: Passeio Ecológico “Nas Trilhas da Mata Nativa e Ciliar” – nas margens do Rio Acaraú (Pedra da Júlia – Povoado de Anil);
Objetivo: Desenvolver a capacidade de observação e reflexão dos alunos, incentivando os mesmos a refletirem sobre a importância das árvores nativas e ciliar para os recursos hídricos do nosso município; Público alvo: Alunos do ensino médio das escolas da sede do município; membros do Comdema e Agentes Jovens Ambientais (AJAs); professores; gestores escolares; e gestores municipais.
Local de Saída: Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Centro Comunitário).
Horário: 07:00 às 10:00 horas
Responsável: Prefeitura Municipal, Secretarias do Meio Ambiente, AJAs, Comdema, demais Secretarias Municipais e Núcleos Gestores das escolas envolvidas.

👉Informações
Secretaria Municipal do Meio Ambiente Rua Sebastião Miranda, 581 – Centro – Cariré/CE. Fones: (88) 98124 – 4594 / (88) 98101 - 6250