Coelce realizou serviços de construção e manutenção de redes eletricas de baixa e média tensão em ruas de Cariré (CE)

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista


A Companhia Energética do Ceará (Coelce), através da empresa Dinamo terceirizada, realizou ontem, quarta-feira, dia 3, e hoje, quinta-feira, dia 4 de junho, os serviços de construção e manutenção de redes elétricas de baixa e média tensão, nas ruas Raimundo Martins e Manuel Ferreira, situadas em bairros periféricos desta cidade.  A finalidade desses serviços é garantir uma melhoria na continuidade e na qualidade do fornecimento de energia elétrica para os usuários da Coelce residentes nas referidas ruas.

Programa Brasil Alfabetizado (PBA): Descobrir o prazer de ler e escrever não tem idade!...

As salas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) são visitadas com frequência pelos coordenadores-alfabetizadores. É gratificante observar a vontade e o esforço que muitos alunos têm em participar das aulas. O público é bem diversificado. Cada um tem um projeto a ser realizado.  Apesar da idade eles dão a prova de que os sonhos nunca chegam ao fim. É o caso de Dona Loza, uma das alunas mais idosa da sala do prof. Washington. Dona Loza relata o prazer que sente em estar na sala de aula todos os dias, em contato com os outros alunos. Já está lendo frases e pretende ainda ler com fluência.

Leonardo, 21 anos, é aluno assíduo do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e, também, o mais novo da turma. Já conhece letras e está feliz porque já escreve o seu nome. Dentre os sonhos ressalta-se o de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

FOTO/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Educação de Cariré (CE)

Segundo o alfabetizador Washington Brito, sua turma tem melhorado muito com relação à frequência. Alguns alunos não podem comparecer à sala de aula, mas recebem a visita do professor em casa. É o caso do Sr. Tarcísio , D. Felina e o Sr. Alcides, os quais, por motivos de saúde, não podem diariamente se deslocar à sala de aula.

As alfabetizadoras Luciana, Eliane e Valneide, também se sentem felizes com a participação dos  alunos, pois a vontade que eles têm em aprender faz com elas encontrem motivação para o desempenho das suas atividades.  “Fico muito triste no dia em que não venho para a aula”, diz Sr. Manoel Brito, com o seu típico chapéu de couro preto. Ele já conhece as letras e está lendo palavras.

FOTO/ARQUIVO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
 

Destacamos o empenho e  dedicação da secretária da Educação e primeira dama de Cariré, Virgina Sousa Aguiar, que assumiu o compromisso de oferecer subsídios aos alfabetizadores na sua prática pedagógica, trabalhando temáticas e oficinas, passeio cultural e outras atividades que estão contribuindo para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem no contexto de cada alfabetizando.

As oficinas são oferecidas com o objetivo de proporcionar conhecimento aos alfabetizadores para que possam dinamizar mais as aulas, saindo um pouco da rotina. E, ainda, servem de suporte para que os alfabetizadores do programa possam estar repassando aos alunos o que aprenderam.

AUTORA DO ARTIGO:
Carmiranda Almeida Miranda - coordenadora-alfabetizadora do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e subsecretária da Educação do município de Cariré (CE).

.


FOTO/ARQUIVO:Cariré em Revista