Cariré realizou com sucesso o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef - Município Aprovado 2009-2012

 


O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município de Cariré pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Bastante prestigiado por autoridades e população, o 2º Fórum Comunitário Selo UNICEF - Município Aprovado 2009-2012, realizado no dia 14 de junho,  serviu para que a sociedade avaliasse o quanto o município evoluiu no tocante ao Plano de Ação elaborado no 1º Fórum, em 2010, e também emitisse parecer sobre os Temas de Participação Social: Educação para a Convivência com o Semiárido, Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.


O 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef foi aberto com uma apresentação de balé por parte das adolescentes do Projeto "Dança Criança, Cresce Mamãe", que é mantido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS.


Na composição da mesa de honra foram convidados: o prefeito municipal Antonio Martins, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Nery Neto, a mediadora do Selo Unicef, Socorro Martins, o promotor de Justiça da Comarca de Cariré, dr. André Luiz Tabosa, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Francisco Douglas Farias, a  articuladora do Selo Unicef, Mirna Moraes Aguiar, a sra. Zilda, representante do Conselho Tutelar-CT de Cariré e a adolescente Bárbara Juliete, representando todos os adolescentes do município.

Durante seu breve pronunciamento, o prefeito Antônio Martins declarou: “Estamos chegando à reta final de avaliação da 3ª edição do Selo Unicef, e Cariré tem como a realização de  um sonho a conquista do Selo Unicef - Município Aprovado e uma dívida a ser honrada para com todas as crianças do nosso município. Com a união e os esforços da comunidade carireense em geral, vamos torcer fervorosamente, para que Cariré ganhe pela primeira vez o Selo Unicef-Município Aprovado".


Logo que a mesa foi desfeita, a articuladora local do Selo Unicef, Mirna Moraes Aguiar, apresentou um resumo sobre a metodologia e objetivos do 2º Fórum Comunitário Selo Unicef-Município Aprovado 2009-2012.  

 
Já o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Francisco Douglas Farias, apresentou o Plano de Ação e como foi realizado todo o trabalho ao longo destes mais de três anos.


Esteve em Cariré a mediadora do Selo Unicef, Socorro Martins, que verificou o grau de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar (CT), por meio de visitas e entrevistas com conselheiros, além de avaliar o 2º Fórum Comunitário, de acordo com os critérios estabelecidos na metodologia do Selo. Os resultados finais dos municípios aprovados no Selo Unicef 2009-2012 serão divulgados por todo o mês de novembro deste ano.

BATALHADORA INCANSÁVEL

Quem vem batalhado bastante pela conquista do Selo Unicef-Município Aprovado 2009-2012, é a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar (foto ao lado), que esteve presente ao evento, solicitando o empenho de todos os grupos responsáveis pela realização do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef-Município Aprovado, no sentido de conquistar esse valioso prêmio nacional para o município de Cariré, coroando, assim, os esforços e dedicação de todos aqueles que estão envolvidos em prol da melhoria da qualidade de vida nossas crianças e adolescentes e na busca pelos seus direitos.

FOTO: REPRODUÇÃO



POSTADO POR: Vicente J. Rodrigues - Categoria efetivo / Matrícula 408, da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI).