Município de Cariré é homenageado na 7ª Jornada Municipalista da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

FOTOS: CORTESIA VIRGINA SOUZA AGUIAR
Aconteceu na última segunda-feira, dia 24/10, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, a 7ª Jornada Municipalista, que prestou homenanagem aos 18 municípios que celebraram aniversário de emancipação politico-administrativa durante o mês de setembro. O evento é uma iniciativa do mesa diretora do Poder Legislativo Estadual e foi organizado pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento do Estado (Inesp). Tem como objetivo a promoção e integração entre os Municípios.

Nosso município se apresentou no plenário com a Rainha da Quadrilha Flor de Mandacaru, Maria César Martins, portando, garbosamente, a Bandeira do Município e sob os acordes do Hino do Município. Em seguida, foi proferida a leitura sobre a História de Cariré. Estiveram presentes ao evento, o vice-prefeito Elmo Roberto Aguiar, acompanhado de sua senhora, Mirna Aguiar, e representando o prefeito Antônio Martins; a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar, que se fazia acompanhar de seus irmãos Ediléia Aguiar e Edésio Sitonho, vereador de Coreaú; a secretária da Cultura e Turismo de Cariré, Regina Farias; os vereadores Francisco Nery Neto, presidente da Câmara Municipal de Cariré, Doriedes Honório de Souza, José Ozir Moreira, Irineu Brandão, Henrique Chaves, Paulo de Tarso e Francisco Albégio FIlho, chefe do escritório local da Cagece.

Realizada com êxito a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social de Cariré (1ª Consocial)

FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES







Foi realizada realizada ontem (26/10), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social de Cariré (1ª Consocial), promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS e teve como tema central:"A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública". O importante evento teve como convidado especial e palestrante, Francisco José Caminha Almeida, coordenador especial da Vice-Governadoria do Estado do Ceará. Vale salientar que a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012, em todo o território nacional, devendo mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros, que por sua vez, serão representados por cerca de 1.200 delegados aguardados para a etapa nacional da Consocial, que acontecerá entre os dias 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília.

Os objetivos da realização da Conferência foram estes: "Debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo; promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública; propor mecanismos de transparência e acesso à informações e dados públicos a serem implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações por parte da sociedade; debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública; discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, utilizando ferramentas e tecnologias de informação; desenvolver e fortalecer reedes de interação dos diversos atores da sociedade, para o acompanhamento da gestão pública; debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupçao, que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil, para um controle social mais efetivo e democrático".


Foram trabalhados pelos grupos da plenária, os seguintes eixos temáticos: I. Promoção da transparência pública e acesso à informação a dados públicos; II. Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; III. Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; IV. Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Com a realização da 1ª Consocial, as propostas e diretrizes resultantes de todo o processo conferencial subsidiarão a criação de um Plano Nacional Sobre Transparência e Controle Social, podendo, ainda, transformarem-se em políticas públicas, projetos de leis e a compor agendas de governo, em âmbito municipal, estadual e até nacional. Assim é que ontem (26/10), as propostas mais votadas pelos participantes dos grupos da 1ª Consocial Municipal foram selecionadas e serão encaminhadas à 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial Nacional).

Ao final, foram escolhidos os delegado que representarão o município de Cariré na Conferência Estadual, que acontecerá em Fortaleza, nos dias 2 e 3 de Março próximos.
Na Conferência Estadual serão levantadas as propostas e feita a escolha dos delegados para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no período de 18 a 20 de Maio.