Governo do Estado Ceará / Prefeitura de Cariré promoveram 2ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico

Nesta terça-feira (8), às 9h, foi realizada no auditório da EEEP Guiomar Belchior Aguiar, a 2ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com objetivos de analisar o diagnóstico técnico e discutir ações e propostas com relação ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gerenciamento dos resíduos sólidos, além de ouvir sugestões e críticas dos setores representativos da sociedade, bem como da comunidade em geral sobre os trabalhos executados até agora.

Estiveram presentes à 2ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), representantes da Cagece, da Secretaria das Cidades do Ceará, da Secretaria Municipal da Educação, da Secretaria Municipal da Saúde, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento, além de presidentes de associações comunitárias, representação do COMDEMA, dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitário de Saúde, e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, dentre outros.

A audiência foi promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré via Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do Estado do Ceará, sendo conduzida pelos técnicos do Consórcio Água e Solo / MLaydener, que é a consultoria contratada pela Secretaria das Cidades do Ceará, que assessorou o Município de Cariré na elaboração do mencionado Plano. Vale também ressaltar o grande trabalho de divulgação e organização realizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Cariré, nas pessoas de Adauto Araújo (Secretário), Kelson Ferreira (Subsecretário) e do técnico Ramalho Rocha.

➽ PARA VER ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS, CLIQUE AQUI

Prefeito Elmo Aguiar está em "peregrinação" à Brasilia, atrás da liberação de recursos para Cariré; queda de 9,2% do FPM para este mês de outubro 2019 preocupa os prefeitos de todo Brasil



O prefeito municipal de Cariré, Elmo Aguiar esteve nesta terça-feira, dia 8, em Brasília, na Confederação Nacional de Municípios (CNM), mantendo contato com o presidente daquela entidade, Glademir Aroldi, e com o presidente da Aprece, Dr.Nilson Diniz, que estão fazendo as tratativas para que nesta quarta-feira, 09 de outubro, tenha uma definição como ficará os recursos da sessão onerosa de 15% para os Estados e 15% para os Municípios.

Segundo contato via WhatsApp com o prefeito Elmo Aguiar, ele nos informou que "estão querendo fazer uma alteração de 5% e prejudicava o nosso Município e nos outros municípios do país, em 33% de recursos a menos. Então foram mobilizados todos os prefeito para que viessem à Brasília, e a gente ficou aqui de plantão esperando uma solução, e pelo 'andar da carruagem' creio eu que as coisas vão caminhar positivamente...Estamos aguardando aí uma posição do Congresso para essa semana ainda", disse confiante.

Prefeito Elmo Aguiar declara ainda que "no mais, a gente está tentando fazer algumas liberações aqui em Brasília, de obras que estão em andamento, obras já realizadas, e que até o final desse mês a gente começa liberando mais algum recurso aqui em Brasília, porque o governo está 'segurando as rédeas' em virtude de cumprir a meta fiscal e isso prejudica em parte as obras que estão em andamento, mas se Deus quiser até o final do mês começam a ser liberados os recursos para que a gente possa dar prosseguimento nessa quantidade de obras que a gente está fazendo no nosso Município", concluiu Elmo Aguiar.

Garantidos 15% para os Municípios...
Já em contato que mantivemos com o prefeito Elmo Aguiar, nesta manhã de quarta-feira (9), o mesmo nos informa em primeira mão que "hoje, nós podemos confirmar que estivemos ontem [terça-feira] à noite com uma posição já definida: ficou garantido os 15% para os Municípios, isso significa que nós, se Deus quiser, esse ano vamos fechar as contas com um pouco mais de tranquilidade, porque está muito difícil a situação econômica do País, os repasses"...

Queda de 9,2% no FPM é anunciada para este mês de outubro 2019 e preocupa todos os prefeitos do Pais...
Prossegue o prefeito Elmo Aguiar: "Hoje [quarta-feira, 9] recebemos a informação que o FPM caiu 9,2% em relação ao ano passado. No dia 10 de outubro vai ser 9,2% menor que no dia 10 de outubro do ano passado...E todas as despesas aumentando e reduzindo o FPM; isso é muito complicado para se administrar...Então, a gente está com esse recurso que era para ter este investimento sair em dezembro, nós vamos ter que fazer investimentos, pagar investimentos já realizados e não fazer coisas novas. Mas, infelizmente é a situação do nosso País [...], mas, vamos em frente, ninguém pára não!", concluiu Elmo Aguiar.

Semana do Bebê 2019 de Cariré-CE é aberta oficialmente com a realização da 'Passeata do Bebê' e sorteios de brindes

NO POLO DE LAZER

NO CENTRO DO IDOSO...

Na última segunda-feira, às 17h30, foi aberta oficialmente a programação da VII Semana do Bebê 2019, com a realização da 'Passeata do Bebê', saindo do Polo de Lazer até o Centro do Idoso, quando houve sorteios de brindes. O público alvo: mães, crianças, bebês e gestantes. 

A VII Semana do Bebê 2019 está sendo promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde, em parceria com todas as outras Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, NUCA, CMDCA e Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

Objetivos da Semana do Bebê
A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

➽ PARA VER ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DO EVENTO, CLIQUE AQUI