CMS promoveu a primeira reunião de 2016, com a presença da secretária da Saúde de Cariré-CE

Foi realizada na última quinta-feira (28/01), a primeira reunião mensal ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré, às 9 horas, na "Casa dos Conselhos", sob a coordenação do presidente do CMS, Francisco Douglas Farias. A reunião contou com presenças de um bom número de conselheiros da sede, distritos e localidades.

A sessão foi iniciada com a fala da secretária da Saúde de Cariré, Dra. Rita Luíza Braga Honorato, que disse da mudança da sede da Secretaria da Saúde, que passará a funcionar em salas situadas no andar superior do Mercado Público de Cariré, além das mudanças de cargos dos gerentes das Unidades Básicas de Saúde da Sede I e Sede II. Falou ainda que a médica Dra. Lorena irá assumir a Sede I. O farmacêutico Tayson irá assumir a farmácia do Hospital Municipal de Cariré. A psicóloga Beatriz passou em uma seleção e saiu do Município. A enfermeira Cidinha assumiu a Coordenação do NASF. A enfermeira Gláucia ficou na Coordenação da Atenção Básica. A técnica Lídia ficou na Vigilância Sanitária e José William na Coordenação da Regulação.

Por sua vez, o presidente do CMS, Francisco Douglas Farias, conclamou a todos os conselheiros presentes, que não deixassem os Conselhos Locais de Saúde estacionarem e que continuassem a fazer as reuniões mensais. Douglas Farias disse ainda que irá organizar uma capacitação para os conselheiros municipais de saúde.

A conselheira Toinha falou sobre a Dengue que é um problema de saúde pública, pois as famílias se acomodam, deixando acumular o lixo em seus próprios quintais e terrenos baldios. Por sua vez, o conselheiro Diógenes, ligado a Funasa, sugeriu que fosse realizada uma maior conscientização em meio às famílias, no sentido de que as mesmas se sensibilizem para evitar acumulo de lixo.

Realizado Treinamento sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), destinado aos conselheiros/as tutelares do município de Cariré-CE

Foi realizada numa das alas da STDS de Cariré, na última sexta-feira (29/01), o Treinamento sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) do Conselho Tutelar de Cariré-CE, o qual foi promovido pela STAS e CMDCA, com objetivo de fortalecer o desenvolvimento do trabalho do conselheiro/a tutelar e, bem como, o registro e acompanhamento de casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Vale ressaltar que o público alvo do treinamento do SIPIA são os conselheiros/as tutelares  do municípios de Cariré, os quais foram recentemente empossados/as e já se encontram no exercício de suas funções.

Referido treinamento foi ministrado pela acadêmica de Serviço Social, Beatriz Farias, que por sinal já exerceu o cargo de conselheira tutelar em Cariré. 

O Treinamento do SIPIA contou ainda com a presença do presidente do CMDCA de Cariré e técnico da Secretaria Municipal de Educação, Francisco Douglas Farias, que enfatizou a importância da realização do referido treinamento que será bastante proveitoso para os trabalhos diários do conselheiro/a tutelar.

Por sua vez, o presidente do CMDCA, Francisco Douglas Farias, faz questão de agradecer e destacar os relevantes serviços e apoios prestados pelo prefeito Antônio Martins e pela primeira dama e secretária da Educação, Virgina Souza Aguiar, os quais vêm sendo fundamentais para o pleno funcionamento e atuação do Conselho Tutelar de Cariré-CE, em prol dos direitos das crianças e adolescentes do nosso Município.