Realizada abertura da Festa Anual das Árvores, com o tema "Compostagem, transformando resíduo orgânico em adubo"

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Ceará, promoveu no dia de ontem, segunda-feira, 19, às 9h30, a abertura da programação da Festa Anual das Árvores de 2019, no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, tendo como público alvo estudantes, professores, gestores municipais e comunidade em geral. O evento contou com as parcerias das Secretarias de Meio Ambiente, da Educação, de Transportes e escolas envolvidas. 

A programação terá prosseguimento até o dia 22 de março. Este ano o tema da campanha é "Compostagem, transformando resíduo orgânico em adubo".
A campanha da Festa Anual das Árvores 2019 conta ainda com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cariré (Comdema), das Secretarias Municipais, Escolas Públicas Municipais, Centro de Educação Infantil Vilene Correia Portela, Escola de Ensino Médio Marieta Cals e da Escola Estadual de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar.

Por ocasião da abertura da programação, o secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Eleotério Araújo falou à plenária sobre "os objetivos da programação da Festa Anual das Árvores 2019, que é promover a importância da preservação das árvores, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza, como planar uma árvore ou revitalizar algum jardim que não esteja bem cuidado. Estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição, bem como conscientizar a população a destinar de modo ambiente correto os resíduos sólidos orgânicos gerados nas atividades relacionadas ao preparo dos alimentos, consumo de refeições, limpeza dos utensílios utilizados, varrição, capinas e podas diversas", enfatizou.

Já o sub-secretario municipal do Meio Ambiente, Roberto Kelson Ferreira também falou sobre a "importância da compostagem, transformando resíduo orgânico em adubo, além da integração que deve existir entre alunos, professores, núcleos gestores e servidores das escolas públicas e particulares a participarem de forma efetiva na execução de atividades/ações práticas relacionadas à temática Festa Anual das Árvores e Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no município de Cariré-CE".

Na região de Alto dos Honório-Cariré, já estão concluídas as obras de reconstrução da passagem molhada Cabeça do Boi

Já foram concluídos os serviços  de reconstrução da passagem molhada Cabeça do Boi, localizada na região de Alto dos Honório, município de Cariré-CE. Essa obra foi inicialmente construída na administração do então prefeito Dr. Alber Aguiar, no período de 1983 a 1988. Passados mais de 30 anos, a mencionada passagem estava apresentando buracos e erosões, o que estava dificultando trânsito de veículos. Nessa nova etapa de recuperação da mencionada passagem molhada, foram realizados os serviços de reforço em concreto do piso e das paredes externas, inclusive recebendo uma nova sinalização vertical.

Sensível aos apelos da comunidade de Alto dos Honório e região, a atual administração do prefeito de Cariré, Elmo Aguiar, providenciou a recuperação total da passagem molhada,  a qual já vem apresentando um fluxo normal de veículos.

📸 Vereador Eduardo Brito (à esquerda) e prefeito Elmo Aguiar (à direita), em visita à placa indicativa de conclusão das obras de re construção da passagem molhada Cabeça do Boi. 

Para conferir de perto os serviços finais de reconstrução da passagem molhada, o prefeito Elmo Aguiar esteve vistoriando a obra na companhia do vereador Eduardo Durval de Brito, que é o legítimo representante de Alto dos Honório e daquela vasta região, junto à Câmara Municipal de Cariré.

Conselhos Locais de Saúde de Cariré-CE realizaram na sede e localidades, as eleições para escolha de novos membros

No corrente mês de março de 2019 foram realizadas eleições para escolha de novos membros para compor os Conselhos Locais de Saúde (CLS). Assim é que já realizaram as eleições para renovação de seus quadros, os CLS de Almas, Alto dos Honório, Alto Feliz, Arariús, Cacimbas, Jucá, Juré, Sede 1, Sede 2 e Tapuio. Os conselheiros recém-eleitos cumprirão o mandato de março de 2019 a março de 2021, portanto, num período de dois anos. Confira nas fotos acima, vários membros dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) das comunidades acima mencionadas.