UTILIDADE PÚBLICA - Homem sem nome, sem documento, sem procedência, está há 13 dias, no balneário "Cabeça do Boi", distrito de Alto dos Honório/Cariré


Encontra-se há 13 dias, na fazenda Rusilha, na residência do Sr.Júnior Farias, proprietário do balneário "Cabeça do Boi", distrito de Alto dos Honório, município de Cariré, um senhor aparentando ter 40 a 45 anos de idade, de cor preta, olhos pretos, camisa azul e bermuda preta. O mesmo parece sofrer das faculdades mentais, não sabe dizer o nome, nem dos pais ou outros familiares, não sabe de onde veio, não porta nenhum documento. 

O mesmo foi levado agora há pouco para o CRAS da Sede, onde o Sr. Júnior Farias foi pedir alguma orientação sobre como entrar em contato com algum familiar do "homem misterioso", o qual há 13 dias está em sua casa. Alguém que conhecer algum familiar do pobre "homem misterioso" deve entrar em contato com o Sr. Júnior Farias, através do celular 96183448.

Matéria exclusiva do Jornal Ibiapaba: "ExpoCariré incrementa economia"

FOTO: JORNAL IBIAPABA


Oficinas, palestras e programação cultural integram a programação do evento que atrai grande público

Cariré.  Começa hoje, neste município, a quarta edição da ExpoCariré. Serão quatro dias de atrações nacionais, cursos, palestras e negociações que culminarão na segunda-feira com o dia do aniversário do cidade. A entrada para a programação do evento é um quilo de alimento não perecível que será doado para entidades beneficentes que atuam na cidade, além de famílias afetadas pela seca.A programação cultural da feira atrai multidão de pessoas que vem de toda a Zona Norte do Estado. A partir de hoje, o município vira opção de lazer no fim de semana. 
No ano passado foram arrecadados 42 toneladas de alimentos. O evento tem apoio TV Diário, Banco do Nordeste e Governo do Estado.

Da programação constam apresentações artísticas de dança, escolhas da rainha da ExpoCariré e atrações culturais como Forró Misturado, Forró Real e Aviões do Forró. A expectativa é de público é para, aproximadamente, 100 mil pessoas.

De acordo com o prefeito de Cariré, Antônio Martins, o evento teve sua primeira edição em 2009, idealizado em conjunto com o atual diretor de eventos Solano Junior. "Foram mais de seis meses de conversas e planejamento para que a primeira edição começasse já como o sucesso que foi, com mais de 30 toneladas arrecadadas", destacou. Em sua terceira edição, foi considerado o maior evento da região, com mais de 80 mil pessoas.

Neste ano, já foram confirmadas caravanas do Rio de Janeiro, Piauí e outros Estados. Esses visitantes ficaram principalmente no Município, mas também em Sobral, Groaíras e Varjota. Atualmente, o parque tem capacidade para 100 pecuaristas. O local já lotou. A primeira edição contou com 36 participantes. "O evento se tornou esse sucesso por ser sério e bem organizado, o que fez com que crescesse muito rápido", afirma o prefeito.

O gestor explica que a ExpoCariré nasceu da necessidade de uma melhoria para rebanhos e criadores da região. Serão cursos, seminários e palestras técnicas, concurso de leiteiro, exposição de maquinas e equipamentos, exposição de bovinos, caprinos e ovinos. Além disso, há feira de artesanatos, produtos regionais além de comidas típicas.

Negócios

"A Expo, nesses quatro dias, irá gerar mil empregos diretos e 500 empregos indiretos para os moradores do Município", estima o prefeito. O evento é também uma oportunidade dos criadores realizarem negócios. Segundo os dados da organização, as negociações particulares já movimentaram mais de R$ 1 milhão no ano de 2011.

A cidade acolhe os visitantes em duas pousadas, que já estão lotadas. Grande parte dos visitantes acaba ficando em casas de familiares e amigos. Quem não consegue ficar na cidade procura as cidades próximas, como Varjota, onde parte dos hotéis e pousadas também já estão lotadas. "Infelizmente o Município ainda não tem a estrutura total do evento. Vamos incentivar a construção de mais pousadas, hotéis e restaurantes". Na parte de gastronomia, quase todos os vendedores dos 30 estandes de vendas de comida são de microempresários locais, apenas dois vêm de fora.

Além dos negócios e movimento no turismo local, os criadores do município tiveram melhoras a longo prazo.

Antônio aponta que em 2009 a qualidade do plantel era regular na cidade, que tem 20% de seus moradores tirando daí seu sustento.

"Hoje temos um rebanho de boa linhagem e a participação cresceu em mais de 100%. Metade dos criadores já participa, só não participam mais porque o parque está pequeno para o tamanho do evento, o que nos leva a pensar numa expansão para o ano que vem".

Para garantir a segurança de toda essa gente, será destacada uma equipe da Policia Militar de Sobral para reforçar o policiamento já existente na cidade. Para um maior apoio, o Diretor de eventos Solano Junior explica ainda que houve a contratação de uma equipe de segurança privada. "Com a contratação dessa equipe, o contingente da segurança será dobrado.

Por questões técnicas, não podemos revelar os números, mas a ExpoCariré continua sendo um evento calmo, onde se pode ir com toda a família".

Começa hoje (13/09), a 4ª EXPOCARIRÉ: II Festival de Amostra de Dança, Escolha das Rainhas da EXPO, da Vaquejada, do Município e Show de Douglas Farias! ...

ARTE DESIGN: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista


Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE) escolheu nova Diretoria Executiva para o quadriênio 2013-2017

EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista

EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista


Realizada no último dia 10 de setembro de 2013, na Casa dos Conselhos, a reestruturação do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE), para o quatriênio 2013-2017, quando foi reconduzida à presidência, Maria Irismar Martins Silva, que já vinha exercendo o cargo desde 2010. Maria Irismar é representante de Pais de Alunos. Ela foi escolhida por aclamação, pela maioria dos conselheiros presentes à reunião. Para a vice-presidência foi escolhido João Batista Divino, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré, Sociedade Civil. Para a secretaria geral foi escolhida Alice Rodrigues Lima, representante dos Professores. A Diretoria Executiva do CAE de Cariré exercerá o mandato de 24 de setembro até 24 de setembro de 2017.

Francisco Douglas Farias
Segundo informações de Francisco Douglas Farias, que presta assessoria técnica como secretário executivo dos Conselhos Municipais e que dirigiu os trabalhos, "essa eleição do Conselho Municipal da Alimentação Escolar é especial e diferenciada dos outros Conselhos Municipais, pois o mandato de seus membros tem uma duração de quatro anos".

Douglas Farias sempre tem ressaltado a importância da função do conselheiro municipal, reforçando que o mesmo deve manter "acesa a chama" do compromisso e da responsabilidade, quando investido do cargo, pois qualquer conselheiro (titular e suplente) tem a sua devida importância e muitos não valorizam seu trabalho, pois alguns não comparecem às reuniões e nem justificam suas faltas". 


Membros titulares e suplentes do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE) para o período de 24 de setembro de 2013 até 24 de setembro de 2017. (Clicar na foto, para visualizar em forma de POSTER!).


Acadêmicas de enfermagem abordaram a temática Saúde da Mulher, no Projeto Estação Família do CRAS de Cariré (CE)

FOTO & LEGENDA: Jornalista Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista
Na sede do CRAS de Cariré, vemos Smilly Oliveira, Isabela Farias, Rita Brandão, Fabiana Celestino e Arminda Evangelista - acadêmicas de enfermagem, além das mulheres do Projeto Estação Família (Clicar na foto, para visualizar em forma de POSTER!).
Ocorreu no dia 05 de setembro do corrente ano, o terceiro encontro do Projeto Estação Família, com o grupo de mulheres da sede. Na ocasião as técnicas sociais do CRAS, Isabela Farias e Rita Brandão convidaram as acadêmicas do curso de Enfermagem, Fabiana Celestino e Arminda Evangelista, internas da Unidade Básica de Saúde da Sede I, para abordarem a temática Saúde da Mulher.

O momento foi oportuno para a apresentação de algumas doenças que mais atingem as mulheres e as maneiras de como preveni-las. Assim, foram apresentados dados sobre câncer de mama, HPV, câncer do colo do útero e foi enfatizada a importância do exame de prevenção ginecológico, que deve ser feito de forma anual pelas mulheres.

O momento foi rico, dinâmico e oportuno. As participantes aproveitaram a discussão para tirarem suas dúvidas sobre a temática numa conversa amistosa com as acadêmicas.

Ainda no encontro, as participantes do Estação Família foram agraciadas com a blusa do projeto.

AUTORA DA PAUTA:
Isabela Cedro Farias - psicóloga do CRAS da Sede.





FOTO: GOOGLE.