Mais de 1.700 professores da rede estadual serão promovidos até maio de 2018, segundo anunciou o governador Camilo

O pagamento da promoção por titulação de 1.731 professores da rede estadual de educação será realizado no primeiro dia útil do próximo mês de maio. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, via Facebook. “Isso (o pagamento) representa o acréscimo de R$ 2,1 milhões por mês (na folha estadual)”, afirmou o chefe do Executivo.

O governador Camilo Santana também ressaltou que o secretário da Educação, Idilvan Alencar, está em constante diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc) para discutir proposta de aumento diferenciado dos professores para 2018. “Estou há três anos aprovando o reajuste nacional do piso (dos professores) e estou autorizando o secretário a discutir a implantação desse reajuste (de 2018) para todos os professores do Estado”, disse.

*** Com informações do http://www.ceara.gov.br

Governador anuncia mais dois concursos públicos para 2018

O governador Camilo Santana anunciou dois novos concursos públicos nesta terça-feira (13), durante bate-papo ao vivo com a população em sua página no Facebook. Serão mais de 300 cargos abertos para os certames da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (263 vagas) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (40 vagas), que terão datas e calendários divulgados em breve. Os dois novos concursos foram divulgados por Camilo Santana dois meses após o anúncio do certame da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), o primeiro concurso público de 2018, com 132 novos cargos.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, estudos estão sendo feitos para viabilizar esses e outros concursos que estão por vir. “Em breve, estarei anunciando novo concurso para educação, para os professores da rede estadual de ensino. Contratamos uma assessoria externa para avaliar a necessidade do quadro pessoal do Estado, para fazermos um planejamento, tanto para repor (vagas de) pessoas que se aposentam, como para reforçar áreas estratégicas do Estado para atendimento das demandas da população cearense”, afirmou.

Outras 383 vagas foram abertas para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). As provas foram realizadas no dia 25 de fevereiro e no último domingo (11). Na segurança, cerca de 1.400 policiais militares e 660 policiais civis estão em preparação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) para reforçar a segurança da população cearense. No próximo dia 18 de abril, os mil aprovados no concurso para agente penitenciário, realizado em outubro último, participarão da aula inaugural, promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). Somente nos últimos três anos, cerca de 9 mil agentes de segurança foram contratados.

*** Com informações do http://www.ceara.gov.br

Cariré: Senar-CE e Secretaria da Agricultura promoveram o 2º Curso de Tratorista Agrícola na localidade rural de "Coco"



No último dia 6 de março, foram realizadas na localidade de Coco, as aulas práticas e teóricas do 2º Curso de Tratorista Agrícola, com a duração de 64 horas/aulas, sob a orientação do renomado instrutor Charles da Cruz Macedo, do SENAR-AR/CE. Contou com a participação de vários alunos oriundos da região.

Os treinamentos foram realizados na localidade denominada "Coco", município de Cariré-CE, precisamente na fazenda do Sr. Manuel Castor, com os objetivos de formar operadores de tratores agrícolas para desempenhar as atividades da melhor maneira possível, com qualidade e sem gerar prejuízos ao maquinário, além de preservar o meio ambiente. Vale ressaltar que por meio do treinamento os custos do preparo da terra são reduzidos, além de ser também uma forma de obter renda extra.

O secretário de Agricultura, Agronegócio e Pecuária de Cariré, Romualdo Teles, e a tecnóloga em Recursos Humanos, Isa Brito Viana, estiveram na fazenda "Coco", acompanhando bem de perto os treinamentos que estavam sendo ali realizados, prestando a assistência logística necessária para o bom andamento do Curso de Tratorista Agrícola.

A nossa reportagem também procurou ouvir um aluno participante do referido curso, José Carlos Araújo Fernandes, que prestou a seguinte declaração:"Vim fazer este curso pra mim ter um aprendizado enriquecido para o que eu necessitava, apesar de eu entender um pouco da área de mecânica, mas, os conhecimentos adquiridos aqui neste curso, vieram me proporcionar mais desenvoltura que eu necessitava, que é saber manusear o trator agrícola, conhecer os implementos e saber a parte mecânica", enfatizou.